:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

No último sábado, 10 de março, a Ordem DeMolay - por meio de sua célula representante na cidade, o Capítulo Teixeira de Freitas Nº 50, promoveu um momento ecumênico e de diálogo com representantes de diversas religiões.

Esse Dia Devocional é realizado em todo o Brasil pelos quase 500 capítulos regulares da Ordem DeMolay no país, anualmente, sempre no mês de março. Essa data tem como objetivo aproximar os membros da Ordem do conhecimento acerca de determinada religião, independente de sua vertente, o que é assegurado por um dos baluartes defendidos pelos DeMolays, a liberdade religiosa.

 

Em Teixeira de Freitas este dia foi realizado de forma diferenciada. Sob a direção do Mestre Conselheiro Leonardo Prado Fabem, o evento contou com a participação dos seguintes líderes religiosos: a Irmã Carolina Fontana, da Congregação Franciscana do Senhor, o Padre Celson Kalarrari, da Igreja Siríaca Ortodoxa, Natan Rocha, representante espírita, e o Pastor Oseias Santos, da Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas. Além dos líderes religiosos, o momento contou com a presença de outras lideranças DeMolays como o Mestre Conselheiro Estadual, Lucas Lima; o Mestre Conselheiro Regional, Edmundo Ribeiro; o Ilustre Comendador Cavaleiro da cidade de Porto Seguro, Ethann Erickson; e o Ilustre Comendador Cavaleiro de Teixeira de Freitas, João Vítor Santa Maria Magalhães.

 

O cronograma se iniciou com a abertura de cerimônia púbica da Ordem DeMolay promovendo um maior conhecimento profano acerca dos ritos da Ordem.

Além de aprimorar o conhecimento acerca das diferentes religiões alí representadas, o momento propiciou aos participantes uma discussão sobre a falta de tolerância religiosa por meio da exposição dos aspectos compartilhados pelos dogmas presentes.

 

O prazer em compartilhar o saber, o poder de se colocar no lugar do outro, alteridade, altruísmo e reconhecimento da crença alheia, que mesmo por caminhos diferentes, podem alcançar um mesmo estado sagrado, foram pontos importantes abordados. Em seus momentos finais, houve uma breve prece, realizada por cada líder e com a certeza de que todos saíram dali, melhores do que entraram, e concluiu-se o encerramento da cerimônia púbica DeMolay.

 

 Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.