:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 20 de abril: Aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Vereadores, a aula inaugural dos novos alunos-soldados do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) de Teixeira de Freitas. Teve uma palestra com o tema: “poder e responsabilidade do policial militar frente à sociedade”, ministrada pelo Juiz de Direito da 1ª Vara do Sistema de Juizado da cidade, Dr. Humberto Marçal.

 

Para o Tenente-coronel Sérgio Barros, comandante do 13º BEIC de Teixeira de Freitas, “hoje nós encerramos uma semana que é chamada de adaptação e estamos começando um novo ciclo, que é a formação dos alunos propriamente dita. E, nós precisamos de uma aula inaugural para dar início a essa formação. Tivemos a grata satisfação de convidar e ele aceitou, o Dr. Humberto Marçal, para ministrar essa aula, assim como, para que os alunos conheçam sobre a sua atuação e a legalidade dos seus momentos de atuação quando na área operacional, tendo o intuito de conscientizá-los sobre como deve ser o comportamento do profissional PM, como, por exemplo, não infringir às normas durante o seu exercício da função. Então, a palestra foi coroada de sucesso, a gente conseguiu alcançar os objetivos que queríamos frente aos nossos candidatos, os quais, a partir desta segunda-feira (23), iniciarão a formação lá no Batalhão”.

 

Segundo o palestrante, Dr. Humberto Marçal, o tema abordado foi importante para esclarecer aos alunos a função que estão prestes a exercer e a necessidade de observar a legalidade, sempre buscando uma atuação ética e não prejudicial aos direitos humanos das pessoas.

 

“Diante disso, destaco que a formação de policiais é sempre boa, e é muito importante termos essa escola aqui na cidade, mas infelizmente muitos desses policiais formados, que são de fora, vão optar para voltar para próximo da localidade deles, portanto, poucos vão permanecer aqui, o que prejudica um pouco a atividade policial”, relatou o juiz.

 

Para o aluno-soldado PM Mota, essa aula inaugural foi um grande aprendizado, “a palestra foi muito importante, principalmente, na função em que vamos exercer. O senhor Juiz mostrou que devemos sempre nos basilar pela lei e nos alinhar a ela, pois, na mesma proporção que temos autoridade, nós temos responsabilidades. Enfim, serviu até para fornecer alguns parâmetros em como devemos nos proceder como policial no dia a dia, garantindo a segurança da população e a manutenção dos seus direitos”, nos contou o novo soldado.

 

Os alunos encontram-se alojados no 13º BEIC desde o dia 16 de abril, e ficarão assim em regime de internato durante três meses, só sendo liberados aos finais de semana.

 

Por: Vida Diária/Nadson Camargo e Robson Dias

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.