:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Com a proximidade do VI Encontro de Cordas do ICED, Teixeira de Freitas torna-se mais artística, cultural e sobretudo musical.  Entre os dias 16 e 20 de julho, Teixeira de Freitas recebe a primeira das 3 edições do "Módulo Pedagógico" previstas para 2017. A ação é um intercâmbio pedagógico entre o NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e o ICED - Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento.

Em Teixeira de Freitas, o Módulo Pedagógico acontece na véspera do II Seminário Pedagógico da Rede 2018 e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia que somam-se, durante a semana de 23 a 28 de junho, a outros dois eventos tradicionais na cidade: o VI Encontro de Cordas do ICED e o III Colóquio Nacional de Educação Musical, promovidos pelo ICED, que é parceiro do NEOJIBA e coordena a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia na região.

Os músicos que compõe a equipe do NEOJIBA e estarão presentes na cidade, participarão da programação artística prevista no Encontro de Cordas do ICED, tocando ou regendo os grupos musicais locais. O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do programa NEOJIBA, será um dos palestrantes do Colóquio.

A ação beneficiará os alunos do projeto Orquestrando Futuros e de outros membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, no território do Extremo-sul, realizando um total de 30h de atividades de ensino e prática musical coletivos para instrumentos de cordas, ministradas por um profissional do NEOJIBA.

Em todo o estado, durante este ano, o NEOJIBA realizará 20 módulos pedagógicos, além de 3 seminários pedagógicos e 1 Encontro de Gestores de Projetos Musicais. Todas essas ações contam com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Cielo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

O Encontro de Cordas

A entrada para as apresentações do Encontro, de 23 a 28, são sempre gratuitas e neste ano, as apresentações irão acontecer em dois endereços. De segunda a quarta, na sede do projeto Escolas Culturais (no Cetepes) e de quinta a sábado, no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial). O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia

Um dos grandes objetivos do evento é proporcionar uma vitrine para os jovens talentos, que encontram ali uma oportunidade da experiência do palco e o contato com a plateia. Você está convidado, participe!

 

Por: Michele Ribeiro/ICED

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.