:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 14 de fevereiro: Após nove meses de intenso estudo, o 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) fará a formatura de 81 novos soldados da Polícia Militar da Bahia (da turma de 2018.1), a solenidade de conclusão acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 9h, na área cívica do 13º BEIC. O tenente-coronel PM Sérgio Barros Bispo, comandante do 13º BEIC, convida toda a sociedade para este grande evento.

 

Mas, antes da formatura de fato, acontecerão outros eventos que irão anteceder esse grande momento. Na quinta-feira (14), às 18h, haverá a Aula da Saudade e Culto Ecumênico em Ação de Graças, com a participação dos seguintes preletores: Ten. PM Jeferson Assunção Dourado (para a Aula da Saudade), Sr. Ronie Von Neres de Souza (mensagem evangélica - membro da Assembleia de Deus Missão, congregação de Barcelona-Caravelas), Sr. Antônio Ferreira dos Reis Neto (mensagem católica - membro do grupo executivo do Movimento de Cursilho de Cristandade da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas) e Ariosvaldo Alves Gomes (mensagem espírita - membro do Colegiado Diretor do Centro Espírita Nosso Lar/membro do Conselho Espírita Regional, 13 da Federação Espírita do Estado da Bahia-FEEB).

 

Respeito à pessoa humana, conduta ética e disciplina, são as três primeiras e mais importantes lições que um soldado PM aprende ao ingressar nas fileiras da corporação, sendo estas o alicerce da Instituição Polícia Militar, órgão imprescindível no sistema social. Tal fato inicia-se, com a apresentação em uma unidade de ensino do cidadão aprovado no concurso, para prepará-lo para atividade policial-militar, onde por quase um ano aprenderão aspectos essenciais que os guiarão por toda a carreira.

 

Dentre as missões do BEIC, aquela que merece ser destacada  é a formação, pois seguindo as diretrizes emanadas do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), a unidade recepciona alunos e forma soldados que atuarão na promoção da segurança pública, através de ações e operações policiais militares, com competência para executar atividades de Polícia Ostensiva e preventiva, atendendo aos princípios dos Direitos Humanos e a filosofia da polícia comunitária.

 

Durante o período de estudos, os formandos receberam instruções baseadas em uma matriz curricular com disciplinas no campo policial, jurídico e social, como, por exemplo: Policiamento Ostensivo Geral, de Trânsito, Tiro Policial, Noções de Direito Constitucional, Penal, Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Educação para Relações Étnico Raciais e de Gênero, Policiamento Comunitário, dentre outros. Durante os nove meses de curso, as disciplinas em sala e as atividades práticas colocaram à prova a capacidade física e mental dos alunos e os prepararam para as diversas situações que poderão surgir no cotidiano da profissão.

 

Além disso, o 13º BEIC concederá a entrega do prêmio mérito intelectual aos três primeiros colocados nas melhores médias curriculares, que foram os seguintes soldados: PM Íkaro Pereira de Souza Luz, PM João Gabriel Santos de Souza  e PM Jamax Aguiar Souza. Logo após, as madrinhas farão a entrega dos certificados aos respectivos afilhados.

 

Terá também um momento de reconhecimento e agradecimento, será realizada uma homenagem ao paraninfo, madrinha e amigo da turma, ocasião em que o Sr. Cel. PM Manoel Xavier de Souza Filho, a Sra. Leila Santos da Rocha e o Sd. PM Fabrício Silva Santos, serão agraciados pelos formandos.

 

A solenidade contará com as presenças de diversas autoridades, familiares dos formandos e comunidade em geral, os quais prestigiarão a apresentação dos novos soldados à sociedade baiana.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.