:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Segundo o horóscopo chinês, estamos no “ano do porco”, que traz sorte nos investimentos. Superstição ou não, as gigantes chinesas estão na crista da onda quando se fala em transformar setores. É o que mostra a revista Fast Company, em seu ranking anual sobre as 50 empresas mais inovadoras do mundo.

A primeira posição da lista está com a Meituan Dianping, que atua em setores tão diversos quanto reservas de hotéis e entrega de comida. A principal razão para sua coroação são seus resultados gigantes. A chinesa mediou 27,7 bilhões de transações, no valor de 33,8 bilhões de dólares, para mais de 350 milhões de pessoas em 2.800 cidades. Isso é o equivalente a 1.738 serviços mediados pela Meituan por segundo, com cada usuário utilizando o super aplicativo três vezes por dia, em média.

A empresa de mobilidade urbana Grab, de Singapura, ficou com a medalha de prata. A revista ressalta que o negócio expandiu para verticais como delivery de comida, reservas de hotéis, serviços financeiros. Em breve, incluirá serviços de saúde. Os esforços fizeram a Grab alcançar uma receita de 1 bilhão de dólares em 2018, atraindo 7,3 bilhões de dólares em investimentos ao longo de sua história.

A liga americana de basquete NBA ganhou o terceiro lugar, subindo sete posições. A Fast Company elogiou sua entrada nos esportes eletrônicos e em serviços de streaming, como a plataforma Twitch. Mesmo com o investimento digital, a liga de basquete quebrou seu recorde de frequentadores pela quarta temporada seguida. A receita total da NBA cresceu 25% em 2018.

Tanto a Meituan Dianping quanto a Grab não estavam presentes no ranking do ano passado. A lista é muito diferente da vista em 2018, que trazia as americanas Apple, Netflix e Square no pódio.

Outro ponto de atenção é a presença de um negócio brasileiro na lista. A fintech Nubank, mais conhecida por seu cartão de crédito sem anualidade e gestão completamente online, ficou na 36ª posição.

O ranking destaca como o Nubank se tornou o maior banco digital fora do continente asiático, com 5 milhões de usuários, e a ampliação para serviços como conta salário e saque em caixas eletrônicos. Recentemente, a startup também anunciou que fará empréstimos pessoais. A Fast Company analisa 35 indústrias a nível global para montar seu ranking.

 

Veja, abaixo, as 50 empresas mais inovadoras do mundo:

1             Meituan Dianping

2             Grab

3             NBA

4             The Walt Disney Company

5             Stitch Fix

6             Sweetgreen

7             Apeel Sciences

8             Square

9             Oatly

10           Twitch

11           Target

12           Shopify

13           AnchorFree

14           Peloton

15           Alibaba Group

16           Truepic

17           Apple

18           Unity Technologies

19           Domino’s

20           Plaid

21           Universal Music Group

22           Airtable

23           Lineage Logistics

24           Kano

25           Winc

26           Zola

27           LanzaTech

28           JioSaavn

29           Jumio

30           Foundation Medicine

31           Arterys

32           Alnylam Pharmaceuticals

33           Beautycounter

34           Sonder

35           Indigo Ag

36           Nubank

37           GOAT

38           Snøhetta

39           African Leadership University

40           Fanatics

41           Unmade

42           Modern Fertility

43           Rocket Lab

44           A24

45           Teachers Pay Teachers

46           Ammunition

47           Sesame Workshop

48           Acorns

49           Mozilla

50           Punch Bowl Social

 

Por: Vida Diária / Exame

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.