:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

É fato que se reconhece o cinema como alteridade, principalmente pelo fato das experiências com o cinema permitirem ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos. No entanto, ainda assim, as artes audiovisuais ainda não se fazem presentes de forma positiva no meio social de crianças e adolescentes em área de vulnerabilidade. Com isso, o projeto Escolas Culturais, juntamente com o CETEP-ES e CRAS propuseram nos dias 23 e 24 desse mês uma ação para uma alternativa que junta o incentivo e fomento das artes audiovisuais, cultura regional, com o combate a ociosidade de crianças e adolescentes em períodos de férias escolares.

 

A proposta é uma sala de cinema como meio de preencher uma possível brecha para o negativo com eventos culturais que permitam não somente ficar em um ambiente mais positivo, mas na formação do senso crítico, consciência democrática, conhecimento de si mesmo, e seu papel na sociedade.

 

Apresenta-se aí uma importante ação cultural que pode contribuir no processo de transformação social de contextos sociais. O evento contou com a artista local Rafaela Sá, que vem tendo ações voltadas ao público infantil. O coordenador das Escolas Culturais de Teixeira de Freitas, André Romania, agradeceu as instituições presentes e ao CETEP-ES nas pessoas de Petrônio Bonfim e Talita das Neves.

 

O Projeto Escolas Culturais foi implantado em 85 municípios da Bahia

Trata-se de uma ação do Governo do Estado da Bahia desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) executada pelo Instituto de Ação Social pela Música - IASPM.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.