:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Prado, 01 de novembro: Fechamento com “chave de ouro”! Foi realizado, nesta segunda-feira (31), o evento de encerramento do 16º Festival Gastronômico de Prado, tendo como tema “É daqui, é da nossa gente”. Além de uma grande festa recepcionando organizadores, participantes, convidados, autoridades públicas e muito mais, foram noticiados os ganhadores de cada categoria da edição deste ano.

Segundo o Prefeito Gilvan Produções, “fechamos com sucesso este 16º Festival Gastronômico, foram mais de 7.700 pratos vendidos e gerou uma receita de quase 1,5 milhão de reais. Fico muito feliz em poder proporcionar o crescimento deste evento a cada ano. Neste ano, o tema foi ‘É daqui, é da nossa gente’, valorizando os agricultores do nosso município, enfatizando na mandiocultura. Agradeço a todas as parcerias deste festival (APRHOBE, Senac e Sebrae), sem eles não obteríamos tanto sucesso, pois o município sozinho não consegue bancar esses eventos. Com tantas coisas boas vindo por aí, não tenho dúvidas que Prado vai avançar ainda mais a partir de 1º de janeiro de 2023”.

Para Enivaldo Piloto, representante Sebrae, “mais um grande evento, o Sebrae tem tradição de realizar o festival gastronômico na região toda, no caso, no Extremo Sul da Bahia. A 16ª edição do Festival Gastronômico do Prado revelou muitos resultados positivos, os restaurantes conseguiram vender algo em torno de 7.700 pratos, com receita direta do festival cerca 400 mil reais, considerando o período todo do evento, foram quase 1,5 milhão de reais, ou seja, os restaurantes faturaram durante o festival. Portanto, é o período certo que instiga a criatividade dos restaurantes, gera empregos e muito mais. Nós, como Sebrae, estamos muito felizes pelo resultado”.

De acordo com Isnaldo Moitinho, gerente do Banco do Nordeste, “estamos neste evento desde o início, pois a empresa acredita no potencial de desenvolvimento local, por isso, patrocina o Festival Gastronômico do Prado, é uma alegria”.

A secretária de turismo, Iracema Ribeiro, apresentou o evento de encerramento junto com Sérgio Mascarenhas, diretor de cultura do município, ela fala o quão importante esse festival tornou-se tão tradicional e importante para o calendário do município. “Como é gratificante saber o quanto nós ficamos felizes com o festival, vendo empresas participantes colhendo os frutos de todo trabalho realizado nestes 17 dias de evento. O festival é realizado por diversas mãos, como a APRHOBE, Sebrae, Senac e a Prefeitura Municipal de Prado. Hoje o nosso comércio está latente, em franco crescimento, já estamos próximo do verão, muitos falam que o festival é a preparação, tanto das empresas quanto da mão de obra, para o período mais quente do ano”, disse a secretária de turismo.

A empresária Márcia Marques, do Restaurante Banana da Terra, levou três prêmios, “a emoção é muito grande, já é o 16º festival que o Banana da Terra participa e foi muito bom, mais um ano recebendo o esforço de um trabalho de 30 anos. Ganhamos os prêmios como Destaque Digital, Sobremesa e Prato Principal. Agradeço a todos os meus clientes, que sempre estão me prestigiando, à minha equipe, que é maravilhosa, e à agricultura familiar, que só têm pessoas maravilhosas. Todos os pratos do festival costumamos deixá-lo no cardápio, mesmo após o evento. O Restaurante Banana da Terra fica localizado no Beco das Garrafas”, disse a empresária.

Segundo Victor Pessoa, embaixador da gastronomia na Bahia, “é um prazer imenso estar participando desta edição do festival gastronômico, sou dessa região, natural de Nova Viçosa. Muito feliz em poder iniciar um trabalho pela nossa Costa das Baleias, trazendo à tona toda a nossa gastronomia local. Cheguei a esse cargo de embaixador através do prêmio Dólmã, no mês de agosto. Em breve já teremos novidades de outro festival gastronômico na Costa das Baleias”.

Confira as premiações:
- Garçons: Ingrid, da Barraca Nativa (Corumbau); Alison, do Restaurante Mama África (Cumuruxatiba); Marcelo, do Restaurante Sorriso Baiano (Guaratiba); e Gregory, do Restaurante Armazém (Prado).
- Destaque Digital: Restaurante Banana da Terra.
- Pizza: Pede Bis Pizza Park – Flor da Terra (3º lugar); Di Roma Pizzaria – Maní (2º lugar); Choperia e Pizzaria Jubiabá – Hamyá (1º lugar).
- Drink: Moquém Pascoal – Tibá (3º lugar); Cumuru Bier – Submarino (2º lugar); Restaurante Sorriso Baiano – Perfume de Mani (1º lugar).
- Petisco: Armazém Restaurante – Taioca (3º lugar); Japa do Beco – Zabelê (2º lugar); Belo Café – Mandioque-se (1º lugar).
- Lanche: Bull Black Hamburgueria – Majunã (3º lugar); Lampião Burger – Pradioca (2º lugar); Wonder Burger – Maria Felipa Burger (1º lugar).
- Sobremesa: Sorveteria do Péricles – Beijoca (3º lugar); Restaurante Banana da Terra – Terezinha (2º lugar); Belo Café – Maniva (1º lugar).
- Prato Principal: Mangata Gastronomia – Mukussy na Condonga (3º lugar); Restaurante Banana da Terra – Flor de Mukunã (2º lugar); Restaurante Sorriso Baiano – Mani (1º lugar).


Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.