:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 05 de maio: Nesta sexta-feira (05), teve o retorno da Feira da Agricultura Familiar, um projeto firmado entre a Secretaria de Agricultura e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.

Com a reforma da Praça da Bíblia, a feira estará sendo situada na Praça da Prefeitura. O projeto visa impulsionar a economia local, sempre com alimentos frescos produzidos por pequenos agricultores.

De acordo com Elenita Medrados, secretária de agricultura, “estamos, hoje, retornando com a Feira da Agricultura Familiar, com produtos todos fresquinhos, como hortaliças, verduras, frutas, biscoitos, enfim, tudo produzido por essa grande riqueza da nossa cidade, que é a agricultura familiar. Quem tiver interesse em também participar da feira, pode procurar a Secretaria de Agricultura, fazemos o cadastro, depois tentamos remanejar e encaixar. Essa feira será realizada, por enquanto, uma vez ao mês (na primeira sexta-feira), aqui na Praça da Prefeitura, das 07 às 14h. Provavelmente, quando a Praça da Bíblia estiver pronta, retornaremos para lá. Além dos agricultores, temos parceria com o projeto Desenvolvimento, com diversos empreendedores de produtos como: artesanatos, beleza e cosméticos. Na feira, também há aferição de pressão e glicose (parceria com a Secretaria de Saúde)”.

Para a feirante Célia Ferreira Martins, “essa feira é muito importante para os pequenos produtores. Antes, estávamos situados na Praça da Bíblia, agora viemos para a Praça da Prefeitura, estamos gostando bastante. Aqui na minha barraca, vendo coco descascado, cocada (zero lactose), galinha caipira, toucinho, abóbora e muitas outras variedades. Além daqui, também trabalho na feira de quarta, sábado e de domingo”.

Segundo Dagui Oliver, feirante, “estou aqui na Feira de Agricultura Familiar pela primeira vez, uma iniciativa positiva da atual gestão, estou aqui comercializando cosméticos veganos, com desodorante natural de melaleuca, sabonetes com base em óleos essenciais e vegetais, escova de bambu, que é biodegradável, tem pó dental de Juá, que é uma árvore que você só encontra no centro-norte da Bahia, tem repelente, shampoo sólido e muito mais. Todos os meus produtos com proposta agroecológica, sustentável e o seu corpo irá agradecer. Além de comercializar os meus produtos, estou representando a turma de Agroecologia e Educação do Campo da UFSB”.

Se você se interessou e quer saber mais informações, faça uma visita na Secretaria de Agricultura, a qual está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas (em frente A Pioneira), funcionando de segunda a sexta, das 7 às 12h e das 14 às 17h.

 

Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.