:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 28 de maio: Na última sexta-feira (26), foi realizado o 1º Circuito CRO-BA: Ética em Movimento na cidade de Teixeira de Freitas. O evento ocorreu na Faculdade Anhanguera (antiga Pitágoras), voltado para cirurgiões-dentistas e estudantes da área, a inscrição foi a doação de 1 kg de alimento não perecível, doados em seguida para o Grupo de Paciente Oncológico (GAPO). Inúmeros profissionais da área estiveram presentes, levando muitos conhecimentos e formações aos colegas.

As palestras apresentadas foram, respectivamente: Novas Mudanças na Contabilidade e seus impactos na Rotina dos Consultórios (Sr. Marcelo Corrêa); Fotografia Odontológica com Celular: Detalhes Técnicos e Edição (Dr. Danilo Jader); Gestão Odontológica (Higor Magalhães); e, Biossegurança na Odontologia: Readequação dos Protocolos como Legado da Covid-19 (Geovane Bomfim). Nas pausas entre as palestras, foi oferecido um coffee break.

Segundo Adma Cury, delegada CRO-BA Regional Teixeira de Freitas, “o CRO-BA é o Conselho Regional de Odontologia sustentado pelos dentistas, então, quando recebemos cursos, palestras e dentre outros eventos, tendo o apoio do CRO Salvador, conseguimos trazer para a região maiores informações, tecnologias e formações. Esse circuito está acontecendo em todo o Estado da Bahia, e Teixeira de Freitas é uma das cidades que está recebendo esse grandiosos evento”.

De acordo com Tamar Eduardo Couto Vieira, conselheiro do CRO-BA, “o conselho tem a missão de fiscalizar, registrar e elaborar políticas de saúde pública à população, atuando nos 417 municípios e, assim, promover uma odontologia de altíssimo nível associada às práticas éticas, protegendo a população, a qual se beneficiará dos serviços oferecidos”. Nossa equipe perguntou sobre os ensinos EAD, ele disse: “somos totalmente contra, pois priva o estudante o caminhar da faculdade, você precisa ter o contato físico com o paciente, porque uma das prerrogativas principais do atendimento odontológico é a sua humanização, quando não se tem isso, você priva a prática e passa a ter um conhecimento apenas teórico”. Concluiu.

Cristiano Góis, conselheiro e responsável pelo circuito Ética em Movimento, explicou sobre a ideia desse evento: “surgiu da necessidade de trazer a visibilidade do conselho para as regiões distantes da capital, principalmente as cidades regionais (acima de 100 km de Salvador), dessa forma, valorizando as instituições ligadas à sua sede. O circuito iniciou em Juazeiro, depois Vitória da Conquista, agora Teixeira de Fretas, as próximas cidades serão: Alagoinhas, Santa Maria da Vitória e Paulo Afonso”, disseSegundo um dos palestrantes, Marcelo Corrêa, professor no Cebeo e atua há 15 anos na área de tributos odontológicos, “nós tiramos algumas dúvidas dos odontólogos e dentistas sobre alguns lançamentos errados, orientamos em como fazer recolhimento do INSS, o que é melhor: pessoa jurídica ou física, enfim, andar em conformidade com a lei, pois sabemos que a correria do dia a dia não nos deixa sermos gestores da parte administrativa e contábil. Então, falamos sobre a importância em focar nessa área, porque fazendo uma boa gestão, o seu consultório vai alavancar em faturamento e lucros. Portanto, trouxemos novidades de como lançar as despesas do imposto de renda, além de tirar dúvidas de muitos estudantes e profissionais”.

Conforme Dr. Danilo Jader, pós-graduado em Saúde Coletiva e Ortodontia, “antigamente, nós dentistas não éramos permitidos a postar fotografias de antes e depois do tratamento odontológico, porém, após a resolução que o CFO publicou em 2019, somos permitidos a publicar, respeitando a ética do paciente, não expondo a situações mais complexas. Em compensação, respeitando tudo isso, podemos publicar fotos para as redes sociais, no dia a dia da clínica, dentre outros”.

Dr. Higor Magalhães é especialista em implantodontia e pós-graduado em Gestão Odontológica, Prótese Dentária, Estética, Harmonização Facial e Técnico em Prótese Dentária. Em sua palestra, ele explicou sobre a importância de uma boa gestão de seu ofício, de se constituir a sua empresa de fato. “Vim abrir um pouco a mente dos colegas sobre o que é transformar o consultório em uma empresa, pagar bem aos colegas, comprar certo e bem, coisas que fazem todo o diferencial aos dentistas e não encontramos isso na graduação, pois precisamos saber gerir o nosso trabalho e, principalmente, a nossa carreira”.

Na palestra sobre biossegurança odontológica, Dr. Geovane Bomfim, cirurgião-dentista, expressa que “a equipe de saúde bucal precisa estar em constante qualificação e atualização profissional, então, o conselho regional entende essa necessidade e coloca isso no circuito para os auxiliares e técnicos em saúde bucal. Portanto, o circuito de hoje tratamos sobre o legado do covid-19, justamente em relação à readequação dos protocolos de biossegurança, que são tão importantes para manter a cadeia séptica livre de infecção cruzada, tanto aos nossos pacientes, quanto para nossa equipe de saúde bucal”, explicou Dr. Geovane.


Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.