:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!
A caravana com 48 produtores rurais do Extremo Sul da Bahia marcou presença na e-Agro, Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária, na capital baiana, que aconteceu de 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Salvador.

O encontro reuniu grandes nomes do agronegócio, visando ao fomento à inovação e à tecnologia no campo, novos aprendizados e networking. Assim, os municípios de Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Mucuri, Caravelas, Itamaraju, Guaratinga, Eunápolis,

Teixeira de Freitas, Santa Cruz Cabrália, Nanuque, Lajedão e Jucuruçu representaram muito bem a região, com exposição de alguns produtos e troca de experiências.

O evento foi promovido pelo Sistema Faeb/Senar e Sebrae, contou com o patrocínio da Aiba, Abapa, Syngenta, Sistema Fecomércio-BA, Prefeitura de Salvador e Abrasel, que oportunizou o acesso a palestras e capacitações de forma gratuita. A sua terceira edição aconteceu em 2021, em Teixeira de Freitas e a participação intensa dos produtores da região aguçou ainda mais o envolvimento com o Projeto Leite e Derivados do Sebrae, por exemplo, que cresceu e continua impulsionando o crescimento da produção no Extremo Sul.

A região tem se destacado com a conquista de medalhas em importantes competições em nível estadual, nacional e internacional, com recorde de vencedores a cada concurso. Para mostrar a alta qualidade das produções, um estande do Sebrae com os produtores da região foi montado no Centro de Convenções Salvador e cada produtor teve a chance de apresentar seus produtos, conversar com potenciais clientes e divulgar sua marca. Ainda nos primeiros dias, muitos relatos de sucesso nas vendas dos queijos artesanais e mel foram partilhados pelos produtores.

Para Ismael Trindade, gestor do Projeto Leite e Derivados do Sebrae em Teixeira de Freitas, essa oportunidade de levar o campo para a cidade é valiosa. “Por isso o Sebrae apoia a missão, que conta também com a Associação de Mulheres no Agronegócio. Levamos nosso Projeto de Desenvolvimento de Queijarias Artesanais, inclusive os recentes medalhistas no ENEL de Campina Grande, e apresentamos as riquezas do Extremo Sul”, explicou.

Ainda de acordo com o gestor, momentos como esse despertam muitas expectativas. “Esperamos que os produtores cada vez mais acessem o mercado interessante para eles, que busquem acesso à tecnologia. Essas oportunidades de criar competitividade e bons negócios aos produtores, gerando grandes transformações para a região, são únicas. Em breve teremos novos frutos, a partir deste evento”, acrescentou.

Por: Vida Diária/ O Sollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.