:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Teixeira de Freitas, 26 de março: Nesta segunda-feira (25), foi realizado um momento de ressocialização no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, especialmente voltado para as reeducandas femininas, trata-se do Março Mulher.

O evento contou com a presença da palestrantes e advogadas, Gine Kinjyo e Alana Kinjyo, as quais falaram sobre a temática violência doméstica e feminicídio, representante da DEAM e equipe do CPTF.

De acordo com a Dr. Valéria Fonseca Chaves, Delegada titular da DEAM de Teixeira de Freitas, “estou aqui hoje na ala feminina do Conjunto Penal para juntos falarmos sobre violência doméstica, suas causas e como previní-las.”

O evento contou com a participação de 35 internas, as quais foram orientadas como agir diante de uma violência doméstica, como combatê-la e todo um contexto histórico da luta das mulheres pelos seus direitos.

Segundo Alana Kinjyo, “sou advogada de Direitos Humanos e mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Toledo de Ensino (ITI) de Bauru. Recebi o convite da diretoria do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas para conversar com as detentas desta unidade em razão do Março Mulher, no sentido de dialogar e perpassar o nosso conhecimento jurídico acerca da violência doméstica e do feminicídio, tendo em vista que são mulheres que precisam estar capacitadas e protegidas em vista de violência doméstica, debatendo a Lei Maria da Penha. Foi muito bacana estar na presença delas, compartilhar das ideias e responder as dúvidas das detentas, pois é muito importante esse início de ressocialização, porque elas um dia voltarão à sociedade, esse processo é essencial. Agradeço o convite do Dr. Rodrigo”.

Para o Dr. Rodrigo Tavares, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, “toda política de ressocialização é interessante, seja dos internos ou das internas, especialmente no mês da mulher. Um evento desse é muito importante para elas se sentirem valorizadas, ouvidas e acolhidas, pois não sabemos como elas eram antes de virem para cá, se já sofreram algum tipo de violência doméstica ou não, dentre outras situações”.

Durante todo o ano a equipe promove ações para seus internos como forma de somar e ressocializa-los.


Por: Vida Diária/Thirza Gabriela e Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.