:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Porto Seguro: O 8º BPM realizou nos dias 2, 3 e 4 de maio a “Instrução Básica de Condução de Cães Farejadores”, com o objetivo de preparar o efetivo para o emprego de cães na busca por armas e narcóticos em ações ostensivas e táticas. Ao concluírem o módulo prático do treinamento para atuação com cães, policiais do 8° Batalhão da Polícia Militar, apreenderam 200 gramas de maconha, no Aeroporto de Porto Seguro. Embora seja uma quantidade pequena encontrada, ação indica o grande faro e preparo dos animais na identificação de entorpecentes.

“Tendo em vista o bom desempenho de cães em ações dessa natureza, é de total importância à capacitação para que o trabalho seja intensificado não apenas em Porto Seguro, mas em toda região sul da Bahia”, expôs o comandante, Major Anacleto França.

Após os dias de teorias sobre como proceder na condução de abordagem com cães, a instrução, que teve a participação de 18 profissionais, dentre eles PMs, policiais civis e agentes penitenciários do sul e extremo sul do estado, partiu para a prática. Na manhã desta quinta-feira (04), uma blitz de abordagem a ônibus foi instalada na entrada de Porto Seguro, na altura do posto da Polícia Rodoviária Federal, com demonstrações de como os animais devem ser conduzidos. Já no turno da tarde, a finalização do curso ocorreu no aeroporto, onde a droga foi encontrada. "Isso demonstra a importância da utilização dos cães nas operações policiais de combate ao tráfico e, principalmente, da indispensável preparação dos nossos homens para lidarem com estes animais e saber compreendê-los", afirmou o coordenador da instrução, comandante da 1ª Companhia do 8° BPM e responsável pelo canil, capitão Jádson Carneiro.

Dezenove policiais militares, um agente penitenciário e um policial civil participaram da capacitação, que somou a carga horária de 20h e contou com a presença de três instrutores; capitão Jadson Carneiro, do 8º BPM, soldado Bruno Maurício, da PRF-Vitória da Conquista e do capitão Ricardo, da Rondesp Leste, vindo do município de Feira de Santana. Também participaram da capacitação quatro cachorros: Luna, uma labrador, e três malinois, o Zorro, Donnah e Diva JawsPaws, esta última, responsável pela apreensão no aeroporto. O canil do 8º BPM, que funciona há dois anos, atende a outras 13 companhias da região sul, de acordo com a necessidade.

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

Foto: Alberto Maraux

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.