:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Aliança Democrática (AD), a coligação de centro-direita liderada pelo Partido Social Democrata (PSD), ganhou por estreita margem do Partido Socialista (PS) nas eleições legislativas em Portugal. O resultado, que dá a vitória a Luis Montenegro, corresponde à 99% das urnas apuradas neste domingo (10), segundo o portal g1.

A disputa ficou marcada também pela ascensão do Chega, de extrema direita, que aumentou significativamente o número de cadeiras no Parlamento e terminou em terceiro lugar. Previsto originalmente em 2026 e realizado poucos meses após a renúncia do então primeiro-ministro, o pleito sucedeu um recente cenário de instabilidade que voltou a tomar conta do país.

A Assembleia da República, como é chamado o Parlamento português, tem 230 deputados. Os legisladores eleitos neste domingo é que vão escolher um novo governo. Com 99% das urnas apuradas, haviam sido definidos 226 nomes.

Entre os três partidos que lideraram a disputa, a divisão era a seguinte, até a última atualização da reportagem do g1:

Aliança Democrática (AD) – 79 parlamentares (antes, os três partidos que agora formam a aliança tinham 77);
Partido Socialista (PS) – 77 parlamentares (antes, tinha 120);
Chega (de extrema direita) – 48 parlamentares (antes, tinha 12).

Mesmo sem que estivesse definido o número exato de cadeiras de cada partido ao término da apuração, era possível assegurar que nenhum deles fez a maioria.

Abaixo, como se distribuíram os votos com 99,01% das urnas apuradas:

  • AD – 29,54% dos votos.
  • PS – 28,66% dos votos.
  • Chega – 18,05% dos votos

 

Por: Vida Diária/Bahia.ba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.