:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) no plenário da Câmara Municipal a manifestação dos estudantes, que reivindicam o retorno do Passe Livre e protestam contra o aumento da tarifa do transporte público. Durante a sessão ordinária, os vereadores por unanimidade, apoiaram a mobilização e se comprometeram com a causa.

Estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa acompanharam os trabalhos legislativos e foram representados por Letícia Ferreira da Silva, coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes - DCE Carolina de Jesus UFSB que fez uso da tribuna e se pronunciou. “O uso da tribuna é para mostrar que o povo tem poder e voz aqui dentro [Câmara]. Nós lutamos, nós buscamos, e conseguimos instituir o Passe Livre no munícipio através da Lei Municipal 664/2013, o mesmo se encontra suspenso por falta de repasse de verba. Nós nos perguntamos: Cadê a verba? Muitos estudantes estão sendo prejudicados pela falta do benefício, muitas famílias estão tirando o dinheiro da alimentação para manter seus filhos na escola. Precisamos mudar essas realidades”.

Em 12 de maio deste ano, o vereador Jonathan Molar fez um requerimento solicitando à Secretaria de Administração, o retorno do Passe Livre, mas não obteve respostas. Na sessão desta quarta-feira (16), o edil ressaltou a importância da mobilização. “É muito fácil falar do transporte público quando não se utiliza desse serviço, é preciso acompanhar de perto as angústias dos usuários, para isso, é preciso fazer uso do serviço. É uma demanda coletiva, lembrando que a falta do Passe Livre também atinge idosos, gestantes e deficientes. A voz deles é mais forte que a voz de cada um de nós [vereadores]. Deixo aqui o meu manifesto, a permanência da luta pelo Passe Livre e convido a todos para a manifestação pacífica, porém cidadã, na Praça da Bíblia nesta sexta-feira (18) às 9:30h”, finaliza.

Entre os projetos discutidos durante a sessão, os vereadores encaminharam para as comissões permanentes, o Projeto de Lei nº 21/2017, de 03 de Agosto de 2017, de autoria dos vereadores Mendes da JC Madeiras, Marcos Belitardo e Jonathan Molar, que “dispõe sobre a regulamentação do transporte alternativo de passageiros em veículos tipo “Van” e similares com capacidade mínima para 7 pessoas abordo para não competir com o táxi e nem com o mototáxi no município de Teixeira de Freitas”, no intuito de proporcionar alternativas que atendam às necessidades e condições dos usuários do Transporte Público.

Por: Vida Diária/Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.