:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

agnaldo da saude

Teixeira de Freitas: O presidente da Câmara Municipal, vereador “Agnaldo da Saúde” (PR), anunciou nesta quarta-feira (04), numa entrevista para o Jornal do Descobrimento, da Rádio Câmara 90,9 FM, que haverá a devolução por parte da Câmara para a Prefeitura Municipal, o valor estimado de R$ 100 mil, para que o prefeito Temóteo Brito reverta o dinheiro em compra de próteses mamárias em prol de mulheres de baixa renda que perderam a mama durante o tratamento do câncer.

Conforme Agnaldo da Saúde, a ideia partiu após um entendimento com os seus 18 colegas vereadores que concordaram em a ‘mesa diretora’ devolver o dinheiro para a Prefeitura Municipal, especialmente no mês de outubro, onde as mulheres recebem uma atenção especial em relação à doença com a campanha do “Outubro Rosa”. E com o prefeito municipal Temóteo Brito, houve um acordo que com a devolução do dinheiro, se promova uma licitação pública e use todo o dinheiro como contrapartida e promova a compra do maior número possível de próteses mamárias para beneficiar as mulheres que passaram por cirurgias de combate ao câncer.

camara

Todas as mulheres que passam por mastectomia têm direito à reconstrução mamária gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde, direito assegurado por lei, e o município tem o dever de viabilizar cirurgias de reconstrução para que as pacientes retomem suas vidas. Para Agnaldo, no primeiro momento elas estão preocupadas em curar o câncer. Quando retiram a mama, os impactos vão desde aos ligados ao universo feminino, como vaidade, sexualidade, mulheres que não tiram mais a roupa em frente aos maridos, porque se sentem mutiladas, e quando passam pela reconstrução mamária as pacientes passam a ter a sensação de finalmente ter conseguido fechar um ciclo, sentindo-se livres para continuarem suas vidas.

“A Câmara dos Vereadores vai além da função de criar normas, fiscalizar e deliberar sobre regras da vida em sociedade, colabora também para seu efetivo cumprimento ao torná-las conhecidas e acessíveis à população. Esta devolução é uma vontade dos 19 vereadores para ajudar a levantar a autoestima e a reestruturar a vida das mulheres teixeirenses. A reconstrução mamária é um direito da mulher que teve a mama mutilada pelo tratamento do câncer”, enfatizou o presidente.

Por Vida diária: Andressa Lima/Teixeira News.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.