:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!



Teixeira de Freitas: Que o trânsito da cidade é caótico não é novidade, por isso que o município em parceria com o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) realizaram, na manhã deste sábado (06), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal sobre ordenamento de trânsito. Com a casa cheia, o evento contou com a presença de várias autoridades civil e militar, além do prefeito Temóteo Alves de Brito, presidente da APES (Associação dos Prefeitos do Extremo Sul) e prefeito de Alcobaça, Léo Brito, representantes de várias autoescolas, vereadores, secretários, coordenadora da 24ª Ciretran, Tatiana Ruas  e o diretor geral do DETRAN/BA, Lúcio Gomes.

A audiência pública foi conduzida pelos vereadores da bancada do PTN na Câmara Municipal, Adriano Santos Souza e “Juvenal das Laranjas”. Na audiência, foram discutidas propostas para aperfeiçoar as leis municipais e criar mecanismos que garantam a convivência pacífica e segura de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres com a melhoria da acessibilidade nas ruas.



As autoridades estão buscando alternativas para adequação da estrutura de vias e trânsito ao número crescente de veículos, para assim, diminuir o alto índice de acidentes recorrentes do trânsito. Ao final da audiência foi assinado um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e o Detran da Bahia.

O diretor do Detran disse ter andado pelas ruas da cidade e percebeu a desordem no trânsito e que irá colaborar para melhorar essa situação. “O prefeito foi até nós, fez esse apelo para que  pudéssemos vir aqui discutir com a população, para que assim, pudéssemos auxiliar nas melhorias no trânsito da cidade. Hoje estou aqui para assumir o compromisso com a cidade, e prometo disponibilizar uma equipe de Engenharia de Tráfego para, após estudo do trânsito da cidade, traçar as ações necessárias para melhorar a fluidez, trazer segurança e consequentemente a diminuição significativa de acidentes de trânsito”, relatou Lúcio Gomes, diretor geral do Detran da Bahia.



O prefeito Temóteo Brito disse que pode diminuir o número de acidentes e suas consequências. “Vamos construir o rodoanel da cidade para desafogar o trânsito do centro de Teixeira de Freitas. O trânsito está muito defasado, a sinalização está muito antiga, temos semáforos que foram instalados há mais de vinte anos, e hoje já dispomos de uma sinalização digital e eu quero trazer para Teixeira uma sinalização moderna e adequada para nossa demanda crescente. Estamos com um projeto de trânsito que vai renovar e modernizar o trânsito da nossa cidade, para melhorar o acesso e deslocamento de toda a população, sejam condutores, pedestres, ou todos aqueles que precisam se locomover diariamente em nossas vias”, enfatizou.

Lúcio Gomes afirmou que a realização de um projeto deve durar cerca de quatro meses para estudar o que deve ser feito na mobilidade urbana do trânsito da cidade. Ele também garantiu recursos para revitalizar todo o sistema eletrônico do trânsito, placas e faixas, bem como em ajudar o município a conquistar recursos para a realização de grandes obras públicas que vão modificar e adequar as vias da cidade e estabelecer um trânsito eficiente e condizente com que a cidade precisa e merece. O diretor também falou sobre o maio amarelo que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.