:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Na última terça-feira, 22 de agosto, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, reuniu-se com o ex-prefeito João Bosco, a pré-candidata a prefeita Raíssa Félix, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Gildenei Prates, e outras lideranças para debater temas relacionados à Saúde no município.

Também estiveram presentes a ex-vereadora Erlita de Freitas, Leonardo do Sindicato, e o decano do Centro de Formação em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Professor William Rodrigues.

O Hospital Costa das Baleias é uma obra do Governo do Estado da Bahia, com investimento superior a 125 milhões, e foi um dos temas tratados na reunião. “Nós agradecemos a atenção do governador Jerônimo ao tratar sobre o funcionamento do Hospital e consideramos esse diálogo fundamental para que a gente possa fortalecer o ensino da Universidade Federal com a abertura do Hospital para nossos estudantes”, comentou Raíssa Félix, pré-candidata a prefeita de Teixeira de Freitas.

O decano do Centro de Formação em Saúde, Professor William, informou que o curso de Medicina da UFSB possui atualmente três programas de residência e que, por meio do Hospital, será possível a ampliação, favorecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade em geral. Além desse ponto, também foi debatido na reunião a atuação do estado para as temáticas voltadas à assistência e cuidado de pessoas autistas e neurodiversas, portadores de anemia falciforme, e atenção à saúde indígena e quilombola.

“Eu posso dizer que o governador Jerônimo, como professor, entende a importância dessa parceria entre universidade e o Hospital Costa das Baleias, hoje eu estive visitando as obras e já defini com o engenheiro a abertura de uma sala específica para estudos”, informou a secretária.

Sobre a pauta voltada à neurodiversidade, Roberta adiantou que o governo está em processo de formatação de um programa específico para o cuidado desse público, “Essa é uma prioridade do governador, uma preocupação pessoal dele, porque precisamos cuidar dessas pessoas e dessas famílias”, disse.

Após a reunião, a comitiva participou da visita técnica ao Hospital, junto com o governador Jerônimo. A unidade está com 86% das obras físicas concluídas, e vai ofertar 150 leitos de internação, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 24 leitos destinados à Urgência/Emergência e 12 poltronas de Quimioterapia. Os atendimentos serão nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras. A unidade vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Central Estadual de Regulação. De acordo com a secretária da saúde, a expectativa é de que o Hospital seja inaugurado até o final deste ano.

 

Por: Vida Diária/OSollo

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.