:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em dias de calor intenso, é comum a sensação de mal-estar. Pressão baixa, sensação de moleza e desidratação estão entre os principais problemas da época mais quente do ano. Com uma alimentação inadequada, o desconforto pode ser ainda pior. Por isso, a nutricionista Lígia Lima aponta quais os alimentos indicados e quais devem ser evitados durante o verão. 

“Devemos dar prioridade a alimentos com um grande teor de água, que possam hidratar o organismo, como, por exemplo, a melancia, o melão, e o abacaxi. Além disso, frutas ricas em vitamina C que são antioxidantes e combatem os radicais livres, aumentando a imunidade”, afirma a nutricionista.

O que evitar durante o verão

Lígia aponta que alimentos muito condimentados, como enlatados, embutidos, frituras e comidas excessivamente quentes devem ser evitados durante o verão. Isso porque eles podem diminuir a quantidade de matérias boas no organismo, reduzindo a imunidade e facilitando o surgimento de complicações na saúde, explica a profissional.

Já as bebidas contraindicadas no verão são aquelas tidas como quentes, como as bebidas destiladas. Por exemplo, whisky, rum e gim, que têm um alto teor alcoólico, aponta Lígia. “Além de baixarem a imunidade, o álcool é uma caloria vazia, então essas não são opções bem-vindas durante o verão. Dê preferência sempre a sucos naturais de frutas, água, água gelada e também água saborizada, que é feita com água mais fria junto com frutas cítricas. A ênfase maior deve ser nos alimentos com alto teor de vitamina C”, reforça a especialista.

Os alimentos e bebidas mais adequadas para a estação

A nutricionista conta que os alimentos mais indicados para o verão são as opções mais frias, que trazem uma sensação de refrescância. São exemplos frutas ou salada de frutas, iogurte com frutas, iogurte natural gelado, verduras, legumes, mix de saladas e folhas. “Esses são alimentos bem-vindos tanto para aumentar a imunidade como para refrescar o próprio paciente”, afirma. Ela ainda aponta que, quanto mais verde as folhas no prato, maior a presença de vitamina K e de antioxidantes.

As bebidas mais indicadas para o verão são as bebidas frias, como sucos e shakes feitos com leite vegetal e com frutas que têm alto teor de água – como a melancia, o melão, e o abacaxi, reforça a nutricionista. “O mamão é uma fruta interessante para o verão porque é leve e tem betacaroteno. Além disso, o suco do mamão é rico em vitamina A, o que faz com que o paciente tenha uma sensação refrescante e consiga se manter hidratado”, afirma. Além disso, chás gelados como chá de camomila, hortelã ou menta, são sempre bem-vindos na época do calor, finaliza a nutricionista.

 

Por: Vida Diária/Saúde em dia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.