:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O mês de março é dedicado à conscientização sobre a endometriose, doença que atinge cerca de 10% das mulheres brasileiras em idade fértil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A patologia é mais comum entre mulheres com idade entre 25 e 35 anos e é considerada uma das principais causas da infertilidade feminina. Mais de 30% dos casos da doença podem causar infertilidade, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose. “Uma grande parte dessas mulheres só descobre que tem endometriose quando não consegue engravidar”, afirma Bárbara Melo, ginecologista e especialista em reprodução humana da equipe do Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva.

A endometriose pode causar infertilidade, principalmente, em seu estágio mais avançado, quando a doença atinge as trompas, órgão responsável pelo transporte dos espermatozoides até o óvulo e migração do embrião formado até o útero. Segundo a médica, “a doença também é associada a alterações hormonais e imunológicas, que podem dificultar a gravidez”.

A infertilidade decorrente da endometriose leve pode ser tratada com a inseminação artificial, técnica de reprodução assistida que consiste na estimulação ovariana e posterior colocação do sêmen dentro da cavidade uterina através de um cateter flexível. “Em casos mais avançados, quando a endometriose já comprometeu profundamente os órgãos pélvicos, geralmente, a paciente precisa de uma técnica de alta complexidade para engravidar, como a Fertilização in Vitro (FIV)”, esclarece Bárbara Melo.  A especialista, no entanto, ressalta: “nem todas as mulheres acometidas pela endometriose terão problemas para engravidar, apesar da patologia ser considerada um dos principais fatores de risco para infertilidade da mulher”.

Doença da mulher moderna

A endometriose é considerada uma doença da mulher moderna, que retarda a maternidade, tem menos filhos e, consequentemente, tem mais ciclos menstruais. Embora suas causas não sejam totalmente conhecidas, a doença tem associação com a produção de estrogênio e com fatores genéticos (histórico familiar) também. A doença, que é crônica, é caracterizada pela presença de endométrio (tecido que reveste o útero internamente e que é renovado mensalmente pela menstruação) em locais indevidos, ou seja, fora da cavidade uterina. Quando não ocorre a fecundação, o endométrio se fragmenta e é eliminado junto com o sangue menstrual, podendo migrar através das trompas para órgãos como o ovário, intestino, apêndice e bexiga.

Cólica menstrual aguda, dores pélvicas, fluxo menstrual intenso, dor durante a relação sexual, abortos espontâneos e infertilidade estão entre os principais sintomas da doença. “Ao perceber qualquer sintoma, é fundamental buscar ajuda médica. O diagnóstico precoce pode prevenir muitas complicações”, finaliza Bárbara Melo.

 

Por: Vida Diária/Bahia.ba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.