:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Quando se fala em proteção das crianças na beira da praia, vale tudo. Uma boa opção para quem tem filho pequeno é usar camisa com proteção UV (ultravioleta). A Fase Sport já disponibiliza roupas capazes de proteger a pele de danos provocados pelo sol.

Inicialmente feitas e usadas somente por surfistas e praticantes de esportes em alto mar e ao ar livre, as camisas caíram no gosto dos papais que querem ver os pimpolhos longe de queimaduras ou irritação na pele.

O preço da peça varia entre R$ 50 e R$ 70, dependendo do tamanho e da estampa. Mas cada centavo investido nessa camisa vale a pena. Serve para quem vai curtir o sol, até para quem trabalha exposto aos raios solares.

 

Como funciona uma camisa com proteção UV?

Pode parecer estranho e muita gente até duvida que uma roupa seja capaz de proteger dos raios solares. Mas pode acreditar, isso é possível. Na verdade, qualquer peça que esteja por cima da pele consegue alguma coisa de proteção, algo que não chega a 5%.

Já com uma camisa com proteção UV é possível bloquear 95% dos raios UVA (esses raios penetram profundamente na pele e causam danos e incentivam o envelhecimento) e 98% dos UVB (agem principalmente no verão e são os responsáveis pelas queimaduras do sol).

Esses fatores de proteção são possíveis devido à maneira como a camisa é confeccionada. O principal material de uma camisa com proteção UV é a poliamida, podendo também ser encontrada em poliéster.

Durante a fabricação, é misturado protetor solar, dióxido de titânio, que penetra no tecido e se incorpora, sendo o responsável pela proteção dos pimpolhos.

Numa camisa de tecido comum, de algodão, por exemplo, os raios solares com radiação ultravioleta incidem sobre o pano. Uma parte é refletida, cerca de 5%, e a outra atravessa o tecido e atinge a pele.

Neste caso, para que a proteção seja um pouco melhor, a roupa deve ser de um tecido bem mais espesso.

Já a camisa com proteção UV, a proteção pode passar dos 90, porque o material que é feito a camisa (poliamida) tem estrutura capaz de bloquear a radiação solar, refletindo a maior parte dos raios UVA e UVB.

 

Outras vantagens da camisa que protege do sol

Tem coisa mais chata do que ficar tirando areia do corpo? Quando se tem criança é pior ainda. O entra e sai da água aliado à areia faz com que os pequenos se transformem em verdadeiros croquetes.

Além da fricção na pele, a areia pode ainda causar alergia. A camisa com proteção UV também é uma aliada quando o assunto é areia.

O tecido é bem fechado e o granulado da areia não consegue penetrar, assim a pele do tórax e dos braços ficam protegidas. Pernas e bumbum já não terão tanta sorte.

Outro detalhe interessante da camisa é que ela nunca perde a proteção, mesmo depois de várias lavagens. Algumas marcas, que não têm a poliamida como material principal, duram um número ‘x’ de lavagem.

 Proteja toda a família, do recém-nascido aos vovôs. Conheça o produto na Fase Sport na Avenida Marechal Castelo Branco em Teixeira de Freitas.

 

 Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.