:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 11 de julho: A 2ª Corrida do Fogo vem aí, será neste domingo (15), e as pessoas que irão participar têm que estar preparadas para esse grande evento esportivo, principalmente, quando o assunto é sobre a própria saúde. Com isso, a equipe do Vida Diária conversou com Osmar de Souza Lima Júnior, fisioterapeuta e acupunturista da Fisioclin.

Segundo o especialista, “todas as formas de exercícios são, se praticadas corretamente, benéficas à saúde, e com a corrida não é diferente. A prática tem inúmeros benefícios, com destaque para o treino cardiorrespiratório. Como todas as outras modalidades, a sua prática exige inicialmente exame básico prévio com o profissional capacitado para tal, pois as exigências metabólicas, cardiovasculares, articulares, posturais e musculares são grandes. Os exames, médico e funcional, poderão detectar riscos prévios nessas e em outras áreas, permitindo que o praticante, principalmente o iniciante, possa ingressar nas atividades com segurança”.

De acordo com Osmar, o desenvolvimento da condição física na corrida é conquistada de maneira gradual, a partir de um certo tempo de prática. “Na modalidade existem vários níveis que devem ser galgados com o tempo e o aumento de aptidão do praticante. Deve ser feita de maneira confortável, estimulante e de forma agradável. As dores recorrentes ao esporte somente são normais se forem musculares e nos primeiros dias.

 

Não podem persistir por várias semanas e nem se estender ou aparecer em articulações (joelho, quadril e tornozelo, principalmente). As dores que se mantêm após os primeiros dias são sempre sinais de algo errado e devem ser investigadas”, concluiu o profissional.

Dessa forma, é necessário que alguns cuidados básicos devam ser seguidos, como, por exemplo: roupas apropriadas; tênis específico (uma avaliação em podoposturologia com fisioterapeuta ajuda a identificar problemas e a corrigi-los); alimentação e hidratação apropriadas (acompanhamento com nutricionista); tipo de treino indicado (professor de Educação Física); e, uma observação mais que importante, nunca iniciar por conta própria.

Portanto, seja um atleta de alto nível, prepare o seu corpo, alimente-se bem, corra e se divirta, pois cuidar da saúde nunca é demais, é essencial.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

POPULARES Mais acessadas na semana