:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O mutirão de mamografia atendeu 1.760 mulheres em Teixeira de Freitas. Elas receberam suporte para mamografia gratuita na Unidade Móvel. A ação, iniciada em 21 de novembro, chegou ao fim neste sábado, 07 de dezembro, com o saldo positivo. O trabalho foi realizado pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura local, via Secretaria Municipal de Saúde.

Para garantir qualidade no atendimento para todas as mulheres, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas disponibilizou uma equipe para realizar o acolhimento, orientação e suporte necessário, composta por servidores da Atenção Básica do município, coordenados pelo Dr. Waldir Schmidt. O mutirão foi realizado no pátio do CER 4, na Avenida das Nações.

 

O público-alvo foram mulheres com idade entre 50 a 69 anos (faixa etária de maior risco). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Câncer de Mama é o que mais causa óbito entre as mulheres.

Andrelina dos Anjos foi uma das primeiras a receber atendimento e falou como foi para ela participar desta iniciativa. “Para mim foi muito bom esta oportunidade, estou gostando muito do atendimento”.

 

“Essa é uma iniciativa a favor da saúde da mulher. O diagnóstico precoce é fundamental para tratamentos com melhores resultados e foi para favorecer essa condição que estivemos dispostos neste trabalho”, disse o secretário municipal de Saúde, Hebert Chagas. O secretário destacou ainda que o serviço foi estendido para a zona rural do nosso município.

Mulheres fora da faixa etária e que não se enquadraram no público-alvo devem realizar a mamografia pela rede municipal, conforme fluxo já existente. Em caso de dúvidas, procurar os profissionais de saúde das unidades de saúde ou a Secretaria Municipal de Saúde (Av. das Nações, n° 41 – B – Monte Castelo e tel.: 3011-0999).

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.