:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 12 de fevereiro de 2021: O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), falou sobre a possibilidade de retomar medidas de isolamento social na próxima semana, caso o número de pessoas com Covid-19 continue a crescer na capital. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (12) durante a entrega de uma obra no bairro de Matatu de Brotas, em Salvador.

"Não está descartada a possibilidade. Se continuar os números como estão, na semana que vem nós adotaremos medidas de isolamento social", disse.

Ainda de acordo com o gestor, há um "risco real" de estar circulando uma outra cepa do novo coronavírus na cidade. Segundo ele, ela seria muito mais agressiva e tem feito os números crescerem, a ponto de trazer grande preocupação.

"Temos 10 casos confirmados aqui na Bahia dessa mesma variante de Manaus. Ontem, o próprio ministro Pazuello falou da agressividade dessa cepa. Então, realmente ela tem um poder de contágio muito maior e também um índice de mortalidade maior. Então temos que ter essa preocupação", explicou.

O prefeito ainda destacou que o crescimento de casos de Covid-19 ocorreu nos últimos três dias e, como vem ocorrendo de forma acentuada, "vem na linha de confirmar essa possibilidade [de uma nova cepa]".

"A preocupação que estamos tendo é justamente de conter esse crescimento. Vamos avaliar nos próximos dias como vai se comportar essa curva. Esperamos que com todas as medidas que estão em curso, esse crescimento não possa fugir do controle mas, eventualmente, se tiver essa nova variante, com a agressividade que ela tem, nós vamos ter que tomar outras medidas", falou.

Segundo Bruno, a semana começou com 66% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nesta sexta, esse dado chegou a 72%. Por causa disso, 40 novos leitos serão abertos até o próximo domingo (14), 20 pela prefeitura e 20 pelo governo do estado.

Além disso, Bruno Reis informou que o governo do estado está se organizando para reabrir o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova. No entanto, não deu detalhes de quando deverá ocorrer a reabertura.

A unidade foi inaugurada em junho de 2020 para atender exclusivamente pacientes infectados pela Covid-19. Contudo, foi desativada em outubro do mesmo ano, após atender mais de 700 pacientes, segundo informações do governo do estado.

Outra questão que vem preocupando a gestão é a pressão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Para reduzir essa pressão, serão abertos um gripário no bairro de Valéria e outro em São Cristóvão.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para pedir à população que respeite todos os protocolos contra à Covid-19.

"Não há outro caminho para enfrentar a pandemia, do que seguirmos os protocolos e mantermos o distanciamento necessário, evitarmos aglomerações, utilizarmos máscara, fazer a higienização", disse.

Até quinta-feira (11), segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Bahia tinha mais de 620 mil de casos confirmados, desde o início da pandemia. Ainda de acordo o órgão estadual, Salvador segue na liderança com 21,87% do número de infectados.

Por: Vida Diária/G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.