:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 05 de abril: A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, através da equipe de Vigilância Epidemiológica, iniciará, nessa quarta-feira (06), a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza e campanha de seguimento e vacinação contra o Sarampo (no caso, esse específico para trabalhadores de saúde). Para a realização da referida campanha, houve um treinamento para profissionais da área, que ocorreu na UFSB, na tarde desta terça-feira (05).

De acordo com Sandro Calefi, diretor de Vigilância em Saúde, “começaremos nesta quarta-feira a campanha de vacinação contra a gripe, já com a atualização da vacina da variante Darwin, a qual foi descoberta no final do ano passado. A vacinação será realizada em todas as unidades básicas de saúde, a população já pode procurar a sua unidade para imunização, dando preferência às unidades que não estiverem vacinando contra a Covid-19. E, nesse primeiro momento, vai iniciar vacinando dois públicos específicos: os profissionais de saúde (por estarem mais expostos à gripe) e a população idosa (com mais de 60 anos). Além disso, também temos a vacinação contra o sarampo, o qual será específico para os profissionais de saúde. A campanha inicia no mês de abril e encerrará no mês de setembro, o objetivo é vacinar toda a população que ainda não se vacinou”.

Sobre o quadro de Covid em Teixeira, Sandro ressaltou a manutenção das medidas de biossegurança, embora os casos tenham reduzido bastante. “Estamos com 34 casos notificados na última semana, com 03 casos ativos (sendo um reflexo das medidas de biossegurança adotadas pelo município). Quem ainda não tomou a segunda dose ou a dose de reforço, que procure uma unidade de saúde e tenha a sua imunização completa”, concluiu o diretor de saúde.

Com relação ao treinamento dos profissionais de saúde, realizado nesta terça-feira, a técnica da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo setor de imunização, Valéria Lima, contou todos os detalhes da formação: “hoje, estamos fazendo um treinamento de repasse dos informes técnicos e orientações para a campanha de seguimento contra o Sarampo e contra a Influenza, além da campanha da Covid. A campanha de seguimento do Sarampo tem características específicas, com dois públicos-alvo, as crianças (de 6 meses a até menor de 5 anos) e trabalhadores da saúde. A campanha de Influenza segue como nos anos anteriores, atendendo aos grupos prioritários (idosos acima de 60 anos). É necessário que antes da realização de qualquer campanha, os profissionais que irão trabalhar são capacitados com as informações que o Ministério da Saúde definiu para aquele ano. Hoje, treinamos cerca de 40 equipes, os quais estarão nas unidades de saúde”.

Valéria também reforça sobre a importância de buscar se imunizar o quanto antes. “Estejam atentos para manter a sua vacinação em dia, para não corrermos nenhum risco, por exemplo, houve um aumento considerável de casos de Sarampo no Brasil (doença que já havia sido erradicada no país).
Não deixe para depois, venha se vacinar!



Por: Vida Diária/Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.