:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de agosto: Foi realizada nesta sexta-feira (26), a 1ª Feira da Gestante em Teixeira de Freitas, através da equipe da Unidade Municipal Materno Infantil (). O evento aconteceu na Escola Professora Geni Abutrabe, no Bairro Colina Verde.

Foi realmente um momento de sensibilidade e reconhecimento a esse marco importante na vida da mulher, a gestação. A feira foi marcada também pela presença do prefeito da cidade, Marcelo Belitardo.

De acordo com Gisele Alcântara, diretora da Saúde da Mulher, “a primeira Feira da Gestante é um sonho que está sendo realizado, uma parceria de vários setores. Aqui estamos proporcionando educação e saúde para essas gestantes, com o objetivo de que elas conheçam a importância desse período gestacional, temos nutricionista dando instruções sobre alimentação; assistente social e psicólogo, com orientações sobre planejamento familiar; fizemos parceria com o CEREST, orientando as gestantes trabalhadoras sobre os direitos que elas têm nesse período de gestação; enfermeiras e doulas instruindo questões relacionados ao parto, o trabalho da doula e todo acompanhamento na UMMI; além disso, avaliação bucal e odontológica com vários dentistas, que é fundamental na gestão, também tivemos triagem, vacinas e muito mais”.

Segundo a diretora, houve também momentos de mimos, as gestantes tiraram fotos, com direito a maquiagem e tudo, a intenção foi registrar esse momento especial da mulher. Além disso, teve sorteio de vários brindes e muita música ao vivo com Marcelo Calazans.

O prefeito Marcelo Belitardo relatou a emoção em promover esse maravilhoso evento, “o lema da nossa administração é tratar todo usuário do Sistema Único de Saúde com humanização e respeito, com isso estamos investindo em serviços que auxiliam nesse processo com qualidade. Então, aqui é mais um exemplo de serviço que a gente traz para a sociedade, a feira está linda e organizada. A maternidade e a prestação de serviços estão evoluindo bastante, agora com as doulas, vai trazer ainda mais segurança para as gestantes na hora do parto. Já estamos construindo a maternidade nova, veículo para buscar as gestantes que não têm condições para se deslocar até a UMMI, pois trata-se de um momento delicado e sensível da mulher. Portanto, o município e os funcionários da saúde procuram trazer tudo isso: qualidade do atendimento, humanização e respeito”.

Para a gestante Bruna dos Santos, com 06 meses gravidez, foi tudo realizado com muito cuidado e humanidade. “Temos conhecimentos básicos, pois somos acompanhadas no Posto de Saúde, porém, como meu pré-natal estava atrasado, esta Feira da Gestante foi fundamental para colocar em dia algumas etapas. Outra coisa que gostei muito e acho super importante, que é o prefeito do município estar presente nos eventos, vai conhecendo de perto as reais necessidades das pessoas”, disse Bruna.

Sobre as doulas na UMMI, a gestante falou que “a hora do parto é sempre preocupante, mas saber que têm pessoas que vão nos apoiar naquele momento deixa a gente mais confortável e mais calma, mesmo com a ansiedade de chegar logo o momento”, concluiu a mamãe da Ayla Sofia, que nascerá em breve.

Segundo o Secretário de Saúde, Danilo Ricardo, “a gestão municipal vem com a preocupação de cuidar das pessoas, nesse propósito temos a diretoria da Mulher Materno Infantil, através da Enfermeira Gisele Alcântara, obstreta experiente que está na gestão somente para cuidar da saúde da mulher. Lembrando que essa feira vai estar presente em outras regiões da cidade também”.

Saúde de qualidade, Teixeira tem!


Por: Vida Diária/Robson Dias e Mírian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.