:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Neste sábado (22), foi oferecido um stand no Mercado Municipal para a oferta de serviços voltados para a Campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. A iniciativa foi uma parceria entre a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), a Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, a Rede de Atenção Básica, Secretaria de Agricultura, e com a participação de acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Ações educativas sobre a prevenção da doença, realização de testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C; testes de glicemia, aferição de pressão arterial e solicitação de mamografias estão entre as ações oferecidas pelo stand. Além disso, o evento contou também com procedimentos estéticos (como limpeza de pele e maquiagem) ao público, e demais atrações culturais propostas pelo Departamento de Cultura do município. "Todos devemos participar dessas ações gratuitas que estão acontecendo", disse Jailde Gonçalves, teixeirense que aproveitou os serviços do stand. "Devemos ter um cuidado constante com o nosso corpo".

"No Mercado Municipal, há uma presença forte do nosso público-alvo", destacou Gisely Alcântara, diretora da Linha de Cuidado à Saúde da Mulher. "Importante destacar que, mesmo sendo um número relativamente menor, homens também podem ter câncer de mama. Incentivamos todos a conhecerem seu próprio corpo".

“O propósito do stand é ampliar o alcance, tanto de informação como dos serviços de saúde, às mulheres teixeirenses”, ressalta Marina Batista Pereira Veiga, coordenadora da UNACON. “O diagnóstico precoce e a prevenção aumentam significativamente as chances de que o tratamento seja bem sucedido, e não devem se limitar apenas ao mês de outubro”.

 

 


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.