:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Os serviços de saúde têm, enquanto uma de suas dificuldades mais alarmantes, a superlotação de pacientes nas filas de espera – o que consequentemente compromete a dificuldade dos profissionais envolvidos e gera insegurança aos cidadãos que buscam ser atendidos.

Sendo assim, o acolhimento com classificação de risco é um sistema que surgiu para minimizar o problema da superlotação e permitir cuidados imediatos aos pacientes mais graves. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, incorporou o método a Unidade Municipal Materno-Infantil (UMMI), equipamento de saúde voltado para o atendimento a gestantes, puérperas e crianças de até 11 anos.

O processo de identificação dos pacientes leva em consideração o potencial de risco da situação, agravos à saúde ou grau de sofrimento, a partir de um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada em protocolo e aliada à capacidade de julgamento crítico e experiência do enfermeiro. Nisso, é aplicado o protocolo de cinco cores que representam os níveis de gravidade, sendo:

Vermelho para Emergência: atendimento imediato;
Laranja para Muito urgente: atendimento o mais rápido possível;
Amarelo para Urgente: atendimento rápido, mas o paciente pode aguardar;
Verde para Pouco Urgente: paciente com baixo risco de agravo, podendo aguardar o atendimento;
Azul para Não Urgente: Paciente sem risco de agravo que pode aguardar o atendimento.

“O acolhimento com classificação de risco tem como principais ferramentas o estabelecimento de vínculos e a aplicação de critérios clínicos para a dinamização do atendimento; alguns dos serviços procurados na unidade podem ser encontrados, por exemplo, em algum posto de saúde próximo a residência”, ressalta Everton da Costa Ramalho, diretor administrativo da UMMI. “Com isso, vamos poder atender a todos os pacientes da melhor forma possível, acolhendo e priorizando as demandas de acordo com suas especificidades. Essa é uma preocupação da gestão atual com a garantia do direito à saúde em nosso município”.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.