:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas disponibiliza de forma gratuita o dispositivo intrauterino de cobre, popularmente conhecido como DIU, através da rede pública de saúde do município. Este é um método contraceptivo de alta eficácia que representa uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez às mulheres em idade reprodutiva.

O dispositivo pode apresentar a validade de 10 anos, sem necessidade de troca (com o check up sendo realizado anualmente) e com poucas contra indicações, sendo também rapidamente reversível. Em 2022, foram implantados 200 DIUs em mulheres pela rede pública de saúde em Teixeira de Freitas; este ano, contudo, pretende-se realizar a implantação de 350 desses dispositivos, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Interessadas nesse método devem procurar a UBS mais próxima da residência para a realização do exame preventivo e solicitação de ultrassonografia — necessários para que ocorra a inserção segura do dispositivo. Mulheres grávidas que desejam colocar o DIU após o parto devem procurar a assistente social na maternidade; assim, o nome entrará na lista para que a equipe profissional entre em contato 60 dias após o parto para a inserção do dispositivo.

 

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.