:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Aumentar as coberturas vacinais em toda a Bahia é o objetivo do Governo do Estado com o Programa Vacina Bahia, lançado este ano, e que ganhou destaque durante a Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília desde o último domingo (2) e que chega ao fim nesta quarta-feira (5). A iniciativa baiana foi apresentada no estande da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a fim de compartilhar a experiência em curso, que prevê, prioritariamente, elevar a cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, explicou que “além de campanhas de incentivo à imunização, o Estado tem disponibilizado recursos humanos e equipamentos para os 43 munícipios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais. O Estado contratou dois técnicos de enfermagem com experiência em imunização por município e cedeu computadores para serem utilizadas na sala de vacina”, disse a secretária. Na oportunidade, estiveram presentes a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, e a coordenadora de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Vânia Rebouças.

A titular da pasta da Saúde explicou que o Programa Vacina Bahia abrange todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e disponibilização de 10 veículos para vacinação itinerante (áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis). “Na gestão do governo Lula estamos retomando essa pauta tão importante que é a imunização, ressignificando a questão da ciência, da vacina e da importância de divulgar os benefícios da vacinação”, explicou Roberta Santana.

Durante quatro dias, o evento reuniu mais de 6 mil representantes da sociedade civil, entidades e movimentos sociais, em Brasília. O governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Saúde da Bahia e mais de 180 membros da Delegação baiana também estiveram presentes e participaram dos debates que vão auxiliar na construção das políticas públicas norteadoras das ações do Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, 4.048 pessoas de todos os estados do país foram eleitas delegadas para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional será apresentado na plenária nacional para servirem de subsídio para o Plano Plurianual de 2024 – 2027.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.