:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

As secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado (Sesab) estão desenvolvendo um conjunto de ações alusivas ao Setembro Amarelo nas escolas. A mobilização global, que enfatiza a relevância da prevenção do suicídio, acontece durante todo o mês para disseminar informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, bem como abordar a importância de buscar ajuda quando necessário.

Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a iniciativa tem o intuito de estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento junto à comunidade escolar. Nesta terça-feira (12), por exemplo, será realizada uma palestra alusiva à campanha, às 15h30, no auditório da Sesab.

“Em um esforço conjunto, as secretarias da Educação e da Saúde do Estado da Bahia assumem o compromisso de envidar esforços para a manutenção da agenda de valorização da vida. Nesta perspectiva, este Setembro Amarelo pretende ser um espaço tanto reflexivo, como também propositivo, inclusivo e estruturante de políticas permanentes que valorizem a vida, no espaço escolar”, enfatizou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.

Para a secretária da Saúde, Roberta Santana, o diálogo conjunto vai proporcionar a construção de estratégias de ação e propagação de informações. “As taxas de suicídio entre jovens ainda são extremamente altas e a informação é uma grande aliada nessa luta, principalmente em tempos de fake news. É preciso informar e disponibilizar toda uma rede de acolhimento e atenção a esse jovem e é isso que estamos nos propondo neste evento conjunto entre Educação e Saúde”, ressaltou.

Dentre as ações planejadas, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), haverá, ainda, rodas de conversa, bate-papos e distribuição de cartilhas sobre o tema. Também serão realizadas oficinas em diversos colégios da rede estadual na capital e no interior, com a participação de psicólogas, como Jaqueline Márcia Noronha, que faz parte da equipe do PASVAP. Para ela, a educação desempenha um papel fundamental na prevenção do suicídio.

“As escolas têm tentado se preparar de várias maneiras para ajudar no que diz respeito à prevenção do suicídio e o PASVAP atua como ponto de apoio na nossa rede, não somente para professores, mas também para atender a demanda dos alunos e de toda a comunidade escolar”, salientou a especialista.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Maria do Rosário Muricy, lembrou que esta campanha em parceria com a Sesab vem sendo realizada nos últimos cinco anos e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas com foco na promoção da saúde socioemocional da comunidade escolar.

“O Setembro Amarelo é mais uma das iniciativas que a SEC adota em parceria com instituições, como a Sesab, e que representa o cuidado que todos nós, educadores; profissionais da Saúde; famílias de alunos; e toda a sociedade precisamos ter uns com os outros e com ações direcionadas, especialmente, aos nossos estudantes, consolidando um grande e importante pacto pela vida”.

Confira a programação:
12/09
Palestra “Se precisar, peça ajuda!”, às 15h30, no auditório da Sesab.
20/09
Live “Valorização da vida – Neuroconect e Unifesp
16h, canal do Youtube do IAT ((https://www.youtube.com/@InstitutoAnisioTeixeiraIAT)
26/09
Live – “Setembro Amarelo e violência psicológica”,
16h, canal do Youtube do IAT
Durante o mês – Oficinas nas escolas

 

Por: Vida Diária/OSollo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.