:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!
 
A busca por cuidados médicos não deve ser adiada, especialmente quando se trata de sintomas comuns em pacientes que podem necessitar de uma cirurgia para a retirada da vesícula. A boa notícia é que a Prefeitura de Mucuri mantém, desde junho de 2021, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a promoção de uma abordagem inovadora na assistência pública à medicina, oferecendo, dentre outras especialidades, cirurgias de Colecistectomia Videolaparoscópica. Esta moderna técnica cirúrgica é menos invasiva e proporciona uma recuperação mais rápida para os pacientes. Ou seja, a videolaparoscopia é uma via de acesso para realização de procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva ao corpo humano. Esse tipo de cirurgia fornece diversos benefícios ao paciente, já que permite vários tipos de operações que antes eram realizadas somente através de cirurgias abertas.

Colecistectomia Videolaparoscópica: O Futuro da Cirurgia de Vesícula

A Colecistectomia Videolaparoscópica é uma cirurgia realizada com o objetivo de remover a vesícula biliar, e é uma opção menos invasiva em comparação com procedimentos cirúrgicos tradicionais. Nesse método, pequenas incisões são feitas no abdômen, permitindo que o cirurgião insira um laparoscópio - um dispositivo equipado com uma câmera que transmite imagens detalhadas para um monitor. Essa tecnologia avançada permite ao cirurgião realizar a cirurgia com precisão e segurança.


Parceria na Saúde

A iniciativa do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), logo no primeiro mês de mandato, gerou uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital São José de Itabatã, primeiro implantando a Maternidade Municipal, depois fomentando a unidade com a contratação de profissionais e a aquisição de equipamentos modernos - e, a partir de junho de 2021 começaram os tratamentos com a realização de cirurgias mais complexas. A equipe multidisciplinar somente para as cirurgias de média e alta complexidade computa com três médicos altamente qualificados, contratados pela Prefeitura Municipal, que são especialistas em cirurgia geral e outras áreas m&ea cute;dicas relacionadas. Essa equipe médica comprometida está entre os profissionais mais recomendados em sua região, assegurando atendimento de alta qualidade.

Investimento na Saúde Pública

Um ponto notável é que todos os investimentos em Colecistectomia Videolaparoscópica são custeados 100% com recursos próprios do município de Mucuri. Cada cirurgia por videolaparoscopia custa aproximadamente R$ 20 mil em clínicas particulares, um valor que geralmente está fora do alcance da maioria dos cidadãos. É importante mencionar que o SUS (Sistema Único de Saúde) não cobre cirurgias menos invasivas como essa. O SUS, geralmente, cobre procedimentos mais invasivos que envolvem incisões maiores e uma recuperação mais demorada.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, o município de Mucuri oferece em média de 10 a 15 cirurgias mensais para retirada de cálculo na vesícula. Contudo, essa mesma equipe médica faz atendimento ambulatorial no Centro de Especialidades em Itabatã. As cirurgias são realizadas por uma equipe altamente gabaritada e todo o processo de rotina para a cirurgia começa na atenção básica, através do atendimento feito nas Unidades Básicas de Saúde, que através dos procedimentos habituais, pode encaminhar o paciente para atendimento especializado.

“O mais importante em todo esse processo é a certeza de que nosso povo está sendo bem cuidado e está satisfeito com os diversos tipos de intervenções cirúrgicas que antes não eram disponibilizadas em nosso município. Graças à Deus, primeiramente, e ao prefeito Robertinho - que há 28 meses o município vem proporcionando esta grande conquista -, estamos oferecendo acesso a estes procedimentos à nossa população, a custo zero para o paciente, contribuindo, assim, para uma assistência médica mais abrangente e de qualidade”, destacou o secretário Fernando Jardim.

E acrescentou: “Queremos expressar nossa gratidão pelo incansável comprometimento e dedicação do prefeito Robertinho”. Ele tem se empenhado incansavelmente para garantir que o município de Mucuri harmonize a melhor assistência em saúde da região. A filosofia do nosso prefeito é clara: ‘Nossa prioridade é oferecer o melhor atendimento à população. Se não dispusermos de uma especialidade aqui, iremos buscá-la onde estiver. O bem-estar da nossa comunidade é o foco do nosso governo’. O trabalho está em andamento, já alcançamos conquistas, mas reconhecemos que a jornada é desafiadora e há muito a ser feito. Com planejamento e uma equipe dedicada, como a que temos hoje, a saúde pública no município de Mucuri está evoluindo e continuará a avançar”, conclui Jardim.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.