:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de novembro: Saldo amplamente positivo! O preconceito e medo do homem em procurar a Atenção Básica de saúde como meio de prevenção e autocuidado vem diminuindo ao longo dos anos, o público masculino tem procurado melhorar a sua própria expectativa e qualidade de vida. Podemos analisar isso através da última Feira de Saúde realizada em Teixeira de Freitas e que faz parte das ações do Novembro Azul, superou todas as expectativas.

De acordo com Mário Sérgio, médico da Unidade de Saúde do Colina Verde e professor da UFSB, a Feira de Saúde foi organizada pela diretoria da Atenção Básica e apoio de diversos parceiros, ofereceu uma série de serviços voltados ao público masculino de Teixeira de Freitas, como consultas médicas, bate-papo sobre Câncer de Próstata, aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos diversos, eletrocardiograma, ultrassonografia, dentre outros.

O evento preocupou-se em conceder um melhor acolhimento e ao esclarecimento de dúvidas. Sendo, inclusive, disponibilizado transporte e lanche (favorecendo quem mora reside nos distritos), além de muita música. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através do curso de medicina, também fez-se presente com acadêmicos do Programa de Integração, Educação, Serviço e Comunidade (PIESC).

Portanto, para quem busca uma melhor qualidade de vida, é preciso acionar os serviços disponibilizados pela Atenção Básica, a qual é responsável pela resolução de grande parte dos problemas de saúde da comunidade, evitando-se encaminhamentos a outros serviços e reduzindo a necessidade de internações. Nesse contexto, as ações em prol da melhoria da saúde da população continuam nas unidades básicas.

Dr. Mário Sérgio é médico, colunista do Vida Diária e professor do curso de medicina da UFSB.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.