“Governança na Saúde: desafios para a gestão municipal” é o tema do 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, em Porto Seguro, que teve abertura oficial na noite desta quarta-feira, 3, no Centro de Convenções, com público estimado em mais de 2 mil pessoas.
Os congressistas foram recebidos no auditório Monte Pascoal com apresentações culturais da história do Descobrimento do Brasil, tradicionais baianas e cerimônia de boas vindas da comunidade indígena Pataxó, que encantou os participantes com a dança Awé, pela Filarmônica 2 de Julho e ballet clássico do projeto Baianarte.
A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Edna Alves, recebeu à mesa diretiva o secretário estadual de Saúde (BA), Fábio Vilas Boas; secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi; presidente do Congresso e secretária da pasta da saúde de Eunápolis, Stela de Souza; representante da Organização Mundial da Saúde (OMS-OPAS), Joaquim Molina, além de outras autoridades.
Programação
A solenidade contou com a conferência magna sobre o tema principal do evento, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e com o lançamento do Projeto Apoiador Regional.
Durante os quatros dias de programação serão realizadas oficinas abordando eixos de discussões como Atenção Básica, qualificação, Programa Mais Médicos, SUS Legal e as novas formas de financiamento do SUS com flexibilidade e modificação do formato técnico.
Fortalecimento de políticas públicas
O evento visa beneficiar os 2.243 municípios participantes, representando 16 estados do Norte e Nordeste, fortalecendo políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde. “Receber este congresso significa um grande impacto no aprimoramento técnico e avanços na gestão do SUS em nosso município”, garante a secretária da pasta, Edna Alves, acrescentando a importância do município de Porto Seguro em fazer parte dos debates que beneficiarão todos os municípios regionais.
Para o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, “Porto Seguro está de parabéns por abrir suas portas buscando o fortalecimento das políticas públicas na administração do Sus no sentido do protagonismo municipal junto às esferas estaduais e nacionais, bem como, propiciar-nos a este debate levando mais orientações e capacitações aos gestores de saúde do Norte e Nordeste”, afirma.
“Conquistamos a realização do congresso por conta de nossa estrutura de hotelaria, malha aérea e equipamentos para eventos de grande porte, mas o fator decisivo foi nosso apelo de 517 anos de história e trabalho incansável nos vários aspectos da saúde pública”, diz a prefeita, satisfeita em sediar um momento ímpar para trocas de experiências exitosas e ampliar conhecimento técnico para garantir à comunidade serviços de saúde cada vez melhores.
Por: Vida Diária/Ascom
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.