A partir de 2025, os animais de estimação terão uma carteira de identidade nacional. O Cadastro Nacional de Animais Domésticos, instituído pelo governo, tem como objetivo fortalecer a proteção dos pets, contribuindo para o controle de doenças e o enfrentamento aos maus-tratos.
O sistema, que está em fase final de testes, será disponibilizado em janeiro. O cadastro poderá ser realizado pelo portal gov.br, exigindo informações do tutor, como nome e endereço, além de dados do animal, como idade, raça, histórico de doenças e vacinas.
Após o cadastro, será emitida uma carteira de identidade do pet com foto e QR Code, que poderá ser impressa e fixada na coleira do animal. ONGs e prefeituras também poderão realizar os cadastros, e o governo assegura que o serviço será gratuito.
Embora o uso de microchip não seja obrigatório, aqueles que já utilizam o dispositivo poderão vinculá-lo ao cadastro, aumentando a segurança e o rastreamento do animal.
Por: Vida Diária/ Bahia.ba
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.