Nesta sexta-feira e neste sábado (31 de março e 1º de abril) está acontecendo, em Teixeira de Freitas, uma oficina organizada pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) como segunda etapa das Caravanas Pedagógicas de Orquestras, que formam a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. O evento reúne cerca de 100 alunos de projetos do extremo sul, em um espaço na Igreja Batista Memorial (IBM).
De acordo com Helder Passinho, maestro e representante do Neojiba, o projeto completa 10 anos de existência esse ano e, em comemoração, foram organizadas essas Caravanas e a culminância do projeto será montar um grande concerto de orquestras regionais. Todos os projetos de cada região do extremo sul se reúnem em Teixeira de Freitas para ganhar mais força e trabalhar em conjunto para fazerem uma grande apresentação no dia 9 de junho, formando a primeira Orquestra Sinfônica do extremo sul baiano.
Até junho, acontecerão caravanas mensais para preparar esse grande concerto trazendo profissionais de cada família de instrumentos. “Vai ter toda uma base técnica instrumental e lições de metodologia sobre o que fazemos no NEOJIBA em Salvador”, disse o Maestro.
As orquestras sinfônicas são formadas por instrumentos de cordas, de madeiras, de metais e de percussão. Em Teixeira de Freitas, há o projeto do ICED com músicos que tocam instrumentos de corda. Se uniram a Caravana: os projetos ABC do Ó, de Itanhém, Associação Cultural Dona Flora, de Alcobaça, FLIC - Filarmônica Imaculada Conceição, de Caravelas, Dando Corda para Paz e Bem, ICED - Projeto Orquestrando Futuros e NEMAD, de Teixeira de Freitas. Sendo esses os grupos que juntos formam a Orquestra Regional do Extremo Sul.
As Caravanas Pedagógicas iniciaram em outubro de 2016 e vai até outubro 2017, totalizando 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. De acordo com a equipe, todas as atividades são gratuitas e contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.
A Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso, patrocina o projeto. No extremo sul, há a parceria com o ABC do Ó, Associação Cultural Dona Flora, Dando Corda para Paz e Bem, FLIC, NEMAD e ICED.
Por Vida Diária/ Mirian Ferreira e Petrina Nunes
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.