Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16), a Portaria ICMBio Nº 3.689/2025, que institui o Programa Natureza com as Pessoas (PNP). A iniciativa tem o objetivo de fomentar o turismo responsável em Unidades de Conservação federais.
O intuito é promover o engajamento da sociedade na conservação da natureza e da cultura, a geração de benefícios sociais, econômicos e ambientais e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável nos níveis local, regional e nacional.
A iniciativa é uma das contribuições do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para a implementação da Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação, instituída pela Lei nº 15.180/2025.
Ecoturismo
O programa contempla diversas modalidades de visitação, como ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo de base comunitária, turismo científico, turismo rural e de avistamento de fauna, além de ações voltadas à educação ambiental. Em agosto, um acordo de cooperação foi firmado entre Embratur e ICMBio para desenvolver projetos que fortalecem as modalidades de visitação no Brasil.
Comunitário
Outro destaque do programa é o incentivo ao turismo de base comunitária, que promove diagnósticos participativos, roteiros cocriados com comunidades tradicionais e indígenas e projetos de parceria público-comunitária. Além disso, estão previstos mecanismos de financiamento a pequenos e médios negócios da cadeia do turismo no entorno das unidades de conservação, com a intenção de fortalecer a sociobioeconomia inclusiva.
Referência
Com o Natureza com as Pessoas, o Governo do Brasil reforça o papel das unidades de conservação como espaços de lazer, bem-estar e geração de conhecimento, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa busca consolidar o país como destino de referência internacional em turismo sustentável e responsável.
Por: Vida Diária/Bahia.ba
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.