Nos dias 16 e 17 de novembro, ocorreu a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Salão Paroquial da Igreja São Pedro. A edição teve como tema central a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19, considerando: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

“A pandemia de covid-19 atingiu crianças e adolescentes de forma extremamente negativa: evasão escolar, violência doméstica e coberturas vacinais incompletas são fenômenos que foram intensificados nessa nova realidade”, explica Penélope Belitardo, secretária de Assistência Social. “Com 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, precisamos propor políticas públicas que possam garantir e ampliar a integridade da proteção a esse grupo social”.

Segundo dados do dossiê Infâncias e Covid-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes, elaborado pelo Instituto Alana e o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA) em 2022, foram poucas as políticas públicas voltadas a esse público dentre as normas de enfrentamento à crise sanitária, o que provocou aumento da pobreza, da fome, de questões de saúde mental, a redução do desempenho escolar e a quebra da convivência familiar e social.

Viviane Scofield Amaral, delegada adjunta da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), ressaltou que “ao localizarmos as principais áreas prejudicadas, será possível articularmos respostas efetivas que estimulem a inserção de crianças e adolescentes como cidadãos plenos e com os direitos garantidos”.

O evento teve o intuito de promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida de crianças, adolescentes e suas famílias, construindo propostas de ações e políticas públicas para a garantia dos direitos destes grupos sociais no contexto pandêmico e pós pandemia.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

md Cred
Exata
Gil Academia
Banner alternativo