A travessia sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, localizado em trecho da cidade de Itapebi, no sul da Bahia, voltou a ser fechada no sábado (2), para veículos pesados.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou para a Prefeitura de Itapebi que durante a atividade de monitoramento de carga realizada na ponte, foi constatada uma variação em relação aos limites estruturais suportados durante a passagem de veículos mais pesados.
Com isso, o DNIT voltou a restringir o tráfego para veículos pesados: ônibus de toda natureza, caçambas, reboques, caminhões, carretas. O objetivo foi preservar a segurança estrutural da ponte e, principalmente, a integridade física dos condutores e pedestres.
A medida já entrou em vigor e será mantida até que uma análise mais precisa estabeleça que a segurança estrutural da ponte não está sendo afetada pelos veículos pesados. Portanto, até novos pareceres técnicos favoráveis, o tráfego está liberado apenas veículos leves.
A ponte, que tem 186 metros de comprimento, estava interditada desde o início de maio. O tráfego de veículos (leves e pesados) no local ficou suspenso até 6 de junho.
A passagem é uma importante conexão entre a zona rural e o centro da cidade, e o bloqueio causou transtornos aos moradores.
Estão autorizados a circular sobre a ponte:
Carros de passeio;
Vans de passageiros;
Ambulâncias;
Viaturas policiais.
No dia 24 de julho, foram autorizados os serviços emergenciais de reforço da ponte sobre o Rio Jequitinhonha e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova travessia ao lado da existente.
O investimento do Governo Federal será de aproximadamente R$ 104,7 milhões. Os trabalhos têm prazo contratual de execução de um ano a partir da emissão da decretação da emergência.
A assinatura foi realizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, e pelo superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza.
A nova ponte a ser erguida ao lado da existente, terá cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas.
A construção de uma nova ponte, com 510 metros de extensão, ao lado da atual, teve início em julho, com investimento estimado em R$ 100 milhões e conclusão prevista em até 12 meses.
Enquanto isso, desvios provisórios implantados na região continuam em operação como rotas alternativas para caminhões e carretas. Veja abaixo:
Para ambos os sentidos da BR-101: Seguir pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acessar a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646;
Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no extremo sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais;
Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste.
Por: Vida Diária/G1
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