Em comemoração ao Mês da Mulher, o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) organizou o primeiro Miss Interna do Estado da Bahia, que ocorreu dentro das instalações da unidade nesta sexta-feira, 17 de março. Todas as detentas participaram do Dia de Beleza, feito especialmente para elas e 13 desfilaram. A mesa de juradas foram compostas por: Capitão Marion Souza, representando o 13° BEIC, A psicóloga Eleandra Machado, Ednéia Figueiredo jornalista coordenadora do setor jurídico do CPTF, a defensora pública Izabel do Carmo de Jesus e Mirian Ferreira.
De acordo com o coordenador do CPTF, Tenente Coronel Osíris Cardoso, a programação do presídio para o Mês da Mulher iniciou desde o dia 8, com distribuição de brindes, palestras e hoje é a conclusão desses trabalhos. "Às vezes, as pessoas esquecem que elas estão aqui, elas são mães, irmãs, filhas, então, merecem ser tratadas de forma humana, respeitosa e não deixá-las esquecidas nesse período do Mês da Mulher", disse Osíris sobre a importância de iniciativas como essa.
O coordenador ainda frisou que o Conjunto Penal oferece oficinas variadas, sala de aula, consultório médico, aulas de música clássica, entre outros, para melhorar a convivência interna e ser uma forma de ressocialização. Osíris ainda tem buscado parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para capacitação de trabalho ofertada a todos os detentos do presídio.
Marluce Santos de Alípio Rodrigues, enfermeira do PSP (Programa Saúde Penitenciária) e membro da comissão organizadora de toda a programação do Miss Interna 2017, explicou que o evento iniciou com palestras e rodas de conversa sobre a luta feminina ao longo dos anos. As meninas tiveram corte de cabelo, massagem corporal, design de sobrancelhas, limpeza de pele, distribuição de brindes, dentre outros, "tudo isso para que elas se sentissem valorizadas", contou a enfermeira.
Muitos parceiros doaram serviços e produtos para que o evento fosse um sucesso, como serviços de cabelo e maquiagem com Dinos e Mateus Otti; produtos cosméticos da ADCOS; brindes com a farmácia Indiana; produtos da Júlia Cosméticos; e, roupas das Laços e Rendas, e tantos outros.
Ananda Ferreira dos Santos, 25 anos, foi eleita a primeira Miss Interna da Bahia e lembrou em entrevista que "a gente tem qualidades, tem virtudes, interiores e exteriores". A interna, emocionada, disse ainda que "nesse lugar a gente precisa muito de ajuda" e completou "nesse lugar a gente fica com a auto-estima baixa", mas eventos como esse vêm dar uma esperança e momentos de alegria, "nem tudo está acabado", finalizou Ananda.
Shirlei da Silva Neri, 29 anos, foi eleita Miss Simpatia e ganhou o segundo lugar do desfile geral. Ela dedicou a vitória aos dois filhos. "Não esperava ganhar. Nunca gostei de competição. Sempre tive medo de rejeição", falou Shirlei.
O segundo lugar também ficou com a Iziz Maria dos Santos Cruz, 20 anos, empatada com Shirlei. Iziz disse que "só queria me distrair e me divertir", mas ficou muito feliz com a cesta de chocolates que ganhou, e completou, "chocolate não é muito comum comer aqui".
O terceiro lugar ficou com a Luciene Rocha Santos que também relatou que "só vim pra me divertir e não esperava ganhar". Além da terceira colocação, ela também ganhou o título de Miss Elegância 2017.
Por: Vida Diária/ Petrina Nunes
Fotos: Nadson Camargo
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.