:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma nova ação ambiental entre a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., e a Prefeitura de Mucuri através da SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos e SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente marcou uma nova ação de extremo valor para o meio ambiente com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas envolvendo as crianças de todas as turmas da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, no bairro Califórnia, na zona oeste da cidade de Mucuri.

 

Tratou-se de uma primeira etapa do plantio de árvores no intuído de proporcionar atividades de educação ambiental de maneira prática junto às crianças da Escola e a iniciativa surgiu a partir do projeto ITG Sustentabilidade, um projeto de educação ambiental que vêm sendo desenvolvido pela coordenação da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes. A partir da articulação junto à SEMOB e SEMAM foi-se elaborado um plano de arborização para as dependências da escola, visando proporcionar área de lazer e sombreamento natural que se encontra faltante.

 

Estiveram presentes nos trabalhos: EQUIPE DA ESCOLA – a diretora Rozeni Maria de Lourdes, a coordenadora de projetos Maria José Gonçalves Souza Ponciano, do administrativo Maria de Fátima da Silva Carneiro, o coordenador pedagógico Carlos Gomes Fonseca e o orientador Paulo Cesar Barbosa. EMBASA – os técnicos Márcio Marques da Silva e Edenildo Conceição Neves. SECRETARIA DE OBRAS – O engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda dos Santos. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE – o biólogo Sandro Akhenaton Sulz Barros Barbosa. Além do engenheiro agrônomo Kenji Tamaki, da Fazenda Nikkey, que tem parceria com a Prefeitura de Mucuri em algumas atividades e vêm colaborando com doação de insumos.


Na ocasião foram plantadas 20 árvores nativas e frutíferas, entre elas, ipês, cajueiro, ingá, plantadas em harmonia com as estruturas existentes, todas as turmas da Escola participaram do plantio, acompanhando uma pequena explicação da espécie plantada e importância da árvore para a qualidade de vida da sociedade e a necessidade de se promover o plantio de árvores. Para tornar a oficina interativa as próprias crianças auxiliaram no plantio removendo a planta dos compartimentos, aterrando e regando as mudas.

Os professores também participaram integralmente da atividade que durou cerca de 2 horas, na manhã desta última sexta-feira (08/03). Para as próximas etapas planeja-se executar a arborização da parte externa da escola, na área de estacionamento e ainda em outras áreas internas de acordo com a necessidade. O projeto ITG Sustentabilidade conta ainda com outras iniciativas em torno de hábitos sustentáveis em pautas como reciclagem, uso consciente e cuidados com a natureza.


A professora Rozeni Maria de Lourdes, diretora da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, festejou a ocorrência das atividades. “Nossos alunos tiveram uma ótima experiência com o plantio, na data de hoje. Agora, vamos incentivá-los a cuidem das árvores que plantaram. Além da riqueza natural, o fornecimento de sombra e abrigo para algumas espécies animais, os nossos alunos vivenciaram na prática o que aprendem em sala de aula, onde abordamos sobre a preservação do meio ambiente, a importância em não descartar lixo em vias públicas, em não desmatar. Mas quando vão a campo, eles conhecem efetivamente a prática e a importância de uma árvore na vida humana. Daqui a um tempo eles vão apreciar este local de uma outra forma e vão entender melhor a importância das árvores que ajudaram a plantar. Afinal, são com as árvores que os animais e os humanos vivem melhor”, destacou a diretora.

O engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda, da Secretaria Municipal de Obras, lembra que além desta nobre ação com os alunos da Escola Ismar Teixeira Guedes, desde 2021, no início desta atual gestão, que o Município de Mucuri em parceria com a EMBASA, vem plantando centenas de árvores nos mais diversos pontos da cidade por meio do Projeto “Estação Verde”. Somente nos últimos três anos já foram mais de 2 mil mudas plantadas de árvores nativas, inclusive, centenas de Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Aroeira e Pitanga, que são árvores que vão gerar sombra, cheiro agradável e raízes no sentido vertical, eliminando o risco futuro de atingir as edificações na zona urbana, possibilitando um futuro mais agradável, bonito e mais verde à população. Segundo ainda o engenheiro Yuri Miranda, a parceria com a EMBASA se objetiva plantar 3 mil mudas de espécies nativas em inúmeros espaços públicos do município de Mucuri até dezembro de 2024 em Mucuri.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.