:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Carioca de Nascimento, baiano por opção. Amante das letras de Luiz Gonzaga, sem deixar em segundo plano a música baiana e o Movimento Armorial, Jaques Wagner em sua longa carreira política, criou o oportunizou mecanismos de promoção da arte e cultura, sobretudo, as ações de ensino musical coletivo e outras também voltadas para o desenvolvimento humano, social e econômico. Ele é um grande incentivador do erudito. Por isso será homenageado em Teixeira de Freitas/BA.

Durante o seu primeiro mandato, Jaques Wagner firmou seu primeiro Pacto Pela Vida. Sob a sua tutela e liderança, em 2007 a Bahia ganhou o NEOJIBA  (Núcleos Estaduais e Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que nasceu para ser um dos programas prioritários do Governo do Estado para promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio da prática musical coletiva.

O NEOJIBA passou a ser referência no Brasil. Com 42 projetos atuantes em 36 municípios baianos, mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens atendidos em todo o estado. Superou a média de 1000 apresentações públicas. Estima-se que mais de 1 (um) milhão pessoas, no Brasil e no exterior, fizeram parte do público que prestigiou as apresentações dos diversos grupos do NEOJIBA.

Segundo Jaques Wagner, o marco mais Importante dos Núcleos não está nos produtos artísticos e culturais - com qualidade reconhecida- , mas na relevância social. “O jovem que passa pelo NEOJIBA recebe conhecimentos que lhe possibilitam uma profissão, muitos que passaram e outros que ainda estão no programa já atuam profissionalmente e, ajudam muitos projetos a atender outras crianças e jovens. Isso é dar dignidade, não só pro menino ou pra menina, mas pra sua família”, narrou Jaques Wagner, durante visita a Teixeira de Freitas junto com o governador Rui Costa,  no último mês de maio.

 

A Homenagem

Assim como outras personalidades que apoiam as ações do ICED e do ensino coletivo de música na região, a exemplo de Jorge Portugal, Maria Del Carmen, Nelson Pelegrino, Ricardo Castro, Sandro Magalhães e tantos outros, Jaques Wagner receberá do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento, o reconhecimento pela contribuição e empenho em prol da música erudita no estado. O momento para a honraria será na sexta-feira, 15 de junho, no CETEP-ES, sede do projeto Escolas Culturais em Teixeira de Freitas.

Sobre a homenagem, o diretor artístico do ICED e padrinho da Escola Cultural de Teixeira de Freitas, o maestro Orley Silva, lembra do protagonismo que Jaques Wagner sempre deu ao NEOJIBA para que atingisse a meta da integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. “Wagner sempre valorizou a música orquestral, sempre quebrou os protocolos para destinar um tempo para que os trabalhos com música fossem evidenciados nos eventos em que participou. Uma demonstração de respeito e valorização”, disse.

E assim, no dia 15, além do homenageado, estarão presentes o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cézar Lisboa e a Secretária de Cultura, Arany Santana.  As pastas representadas estão trabalhando conjuntamente em ações positivas destinadas aos jovens baianos em situação de vulnerabilidade social. Em Teixeira de Freitas, na data, além de participarem dos lançamentos do VI Encontro de Cordas e III Colóquio Nacional de Educação Musical, os secretários trarão instrumentos musicais para a requalificação de fanfarras escolares e ainda participação do festejo junino da Escola Cultural.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

POPULARES Mais acessadas na semana