:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 21 de novembro: Neste período do ano, com o calor ainda mais intenso, muitas pessoas procuram as diversas opções para se refrescarem, como rios, piscinas e praias. Entretanto, há uma certa preocupação, que é em relação aos casos de afogamentos, os quais costumam aumentar nesta época do ano.

Em vista disso, novembro foi escolhido como o Mês Nacional da Segurança Aquática, pois o afogamento é anunciado como um dos principais fatores de morte por questões acidentais no Brasil.

Diante da preocupação, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), sediado em Teixeira de Freitas, fez um levantamento e divulgou um balanço sobre o número de mortes por afogamento na região Extremo Sul. Os números revelam um recorte anual de 2006 a 2018, com variações entre 2 e 7 mortes, com exceção do ano de 2012, que teve um altíssimo número de óbitos (10 no total).

 

O Corpo de Bombeiros faz esse alerta, principalmente, para aqueles que irão curtir belas praias e festas neste final de ano. Siga algumas dicas de prevenção do Corpo de Bombeiros:

- Atenção às crianças, mantendo distância de até um braço, mesmo com o guarda-vidas;

- Aprenda dicas de emergências aquáticas e saiba como agir;

- Evite bebidas alcoólicas;

- Sempre entre em água rasa desconhecida com os pés primeiro;

- Atente para as sinalizações;

- Em correnteza, não lute. Tente flutuar e erga uma das mãos;

- Ao ver alguém se afogando, chame socorro profissional. Disque 193 e mantenha a sua segurança;

- Pais e responsáveis estabeleçam regras rígidas de segurança.

Para ter acesso à cartilha completa, entre em contato com o 18º GBM e passe um verão em segurança.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.