:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

As Forças Armadas abrem 2.060 vagas em dois processos seletivos, da Marinha e do Exército, nesta quarta-feira (27). Quem procura uma chance de ingressar na carreira militar precisa ficar atento aos prazos e às exigências para concorrer a uma oportunidade.

A Marinha divulgou um edital de concurso para o Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN). Serão oferecidas 960 vagas (720 para as regiões Sul e Sudeste, e 240 para Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país), para pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 21 anos, altura de 1,54 metro a 2 metros e com nível médio completo. As inscrições estarão abertas até 28 de março.

Os interessados deverão acessar o site da Marinha e, após o cadastramento, pagar uma taxa de R$ 42 para confirmar a participação no curso. Os candidatos serão, então, submetidos a uma prova no dia 28 de maio, com questões de Português e Matemática. O processo seletivo ainda será composto por verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica e verificação de documentos.

Já o Exército anunciou um concurso público com 1.100 vagas, para ambos os sexos, nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação (1.000), Música (60) e Saúde (40). As subdivisões estão explicadas no edital da seleção, e os requisitos mudam de acordo com o cargo pretendido (veja abaixo). Em geral, todos os candidatos devem ter o ensino médio completo.

A ficha de inscrição no concurso estará disponível no site da Escola de Sargentos das Armas (ESA), desta quarta-feira (dia 20) até o dia 20 de março. A taxa de participação vai custar R$ 95.

Todos os cadastrados deverão fazer uma prova escrita, com questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês e Redação. Apenas os candidatos das áreas de Saúde e Música terão ainda questões específicas dos universos.

Outros requisitos do Exército

  • Ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 para a área Geral/Aviação. Ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 26 para as áreas Música e Saúde.
  • Ser do sexo masculino e ter, no mínimo, 1,60 metro de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 anos de idade, desde que tenham a altura mínima de 1,57m e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; ou se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 metros de altura.
  • Se menor de 18 anos, estar autorizado(a) por seu responsável legal a submeter-se ao curso.
  • Para candidatos da área de Música, é preciso comprovar habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente.

Para os candidatos da área de Saúde, ter concluído o curso técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na Organização Militar, portando cópia do certificado ou declaração de conclusão do curso autenticada em cartório.

 

Por: Vida Diária / iBahia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.