:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de setembro: Nesta sexta-feira, o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas realizou o 1º Torneio de Xadrez entre os seus internos, trata-se de um projeto idealizado pelo Professor de Física da unidade, Daniel Santos Souza, o qual visou ensinar da melhor forma possível a eles o ensino da matemática, além de todo desenvolvimento cógnito e lógico que a modalidade possibilita.

 

Segundo o mentor Daniel Souza, “a ideia inicial do Xadrez foi com o intuito de ensinar matemática, utilizando o jogo como instrumento de ensino. Inicialmente, não tínhamos internos que sabiam xadrez, achavam o jogo complexo e tinham dificuldades em querer aprender. Mas, devido a uma metodologia ativa, ensinando peça por peça, eles acabaram disseminando a ideia do xadrez e atualmente todo o pátio, tanto a ala A e B, estão jogando, especialmente, em um nível bem elevado, ou seja, é um projeto que está conseguindo muito êxito. Em breve, por exemplo, teremos a participação da Federação Baiana de Xadrez (FBX) em um campeonato posterior a este torneio”, disse o professor.

 

Daniel ainda conta que a modalidade também é importante para ensinar as pessoas a pensarem antes de agir, o que é bastante ideal. “Além disso, eles vão participar de um projeto ainda maior, vão começar a produzir peças artesanais, com o intuito de doar para escolas”, concluiu o educador.

 

De acordo com Meiriane Chaper, coordenadora pedagógica do Conjunto Penal, “este projeto foi pensado pelo professor Daniel, ele que é o nosso professor de física aqui da unidade, ele desenvolveu esse projeto para trabalhar a matemática com os internos. O projeto foi imediatamente acolhido, sistematizado pela coordenação pedagógica, uma vez que viu a importância de desenvolver um projeto dessa categoria na unidade prisional. O professor trabalhou com eles sobre a história do xadrez, começando de forma bem simples até aos jogos complexos. Convidamos a Associação Teixeirense de Xadrez, eles virão no próximo evento, pois iremos realizar uma disputa e os melhores irão jogar com o Clube Teixeirense de Xadrez”.

 

Para o interno Moisés Silva, “este trabalho é ótimo, porque tudo é referente a um espaço em sala de aula, um ensino de qualidade que nós temos aqui dos professores e também a importância de saber respeitar o próximo. Todos os eventos feitos aqui são bem-vindos, hoje o pátio está sendo visto com outros olhos, pois os professores vêm nos ensinando algo fundamental na vida do ser humano, que é o respeito. Agradecemos estas oportunidades que estamos tendo, abraçando da melhor forma possível, porque isso não é só melhor para nós, para o nosso ensino de vida, mas à toda a sociedade”,  relatou ele.

 

Já o interno Evandro Melo destacou o seguinte: “a importância desse projeto é bom para termos mais acessos, distraindo a nossa mente. Além disso, podemos trazer o jogo para a nossa vida, com o intuito de melhorá-la. Já ouvia falar bastante do Xadrez, mas não sabia como jogava, então o professor Daniel nos orientou e estou muito feliz de estar participando deste evento”.

 

Esporte e Educação somados resultam em melhor qualidade de vida para todos! Parabéns a todos que contribuíram para essa realização.

 

Por: Vida Diária / Robson Dias e Nadson Camargo

Fotos: Nadson Camargo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.