:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Muitos municípios do extremo sul da Bahia estão tendo prejuízos com quedas de receitas neste início de ano no FPM – Fundo de Participação dos Municípios, porque os seus moradores estão se recusando a receber no seu domicílio e também a responder às perguntas dos recenseadores do IBGE em suas casas. Os números parciais fornecidos em dezembro de 2022 pelo IBGE ao TCU – Tribunal de Contas da União, deixaram muitos municípios desesperados, pois o censo termina em 31 de janeiro de 2023, mas o número habitacional caiu em cerca de 20% na maioria dos territórios.

Diminuindo o número de habitantes, consequentemente diminui a receita da Prefeitura Municipal que não conseguirá mais pagar suas contas previstas, cuja causa, tem sido a grande recusa das pessoas em não querer se deixar a ser ‘contada’ junto ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No extremo sul da Bahia, os municípios de territórios mais extensos são os mais prejudicados: Itamaraju, Mucuri, Itanhém, Jucuruçu, Caravelas, Prado, Guaratinga, Belmonte e Porto Seguro.

O chefe de Gabinete e secretário Municipal de Administração de Mucuri, o advogado Robson Carlos Pereira Silva, explica que o objetivo do censo demográfico é demonstrar um grande retrato da população e das suas características socioeconômicas, necessárias para o planejamento público e privado da próxima década.  “Os resultados do Censo Demográfico têm sua relevância reforçada se considerarmos o uso destas informações e das projeções de populações que se fazem a partir deles, durante uma década, para a distribuição dos Fundos de Participação de Estados e Municípios”.

E concluiu: “Fazemos aqui nesta reta final, um apelo à população de Mucuri para que atenda bem os recenseadores ou ligue no Disque-Censo 137 para participarem do censo. Contamos com a colaboração de toda a população de Mucuri para receber o recenseador e responder ao questionário, pois o censo é importante, não apenas para identificar o número de habitantes, mas para garantia de recursos necessários para implantação de políticas públicas e serviços essenciais à população”, destacou o secretário Robson Carlos.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo do IBGE devem ligar para o Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 08h às 21h30. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios. O Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 08h às 21h30. Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do seu território.

 

 

Por: Vida Diária/ ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.