:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O comandante do 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), tenente-coronel Honorato, e o comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Neto, ministraram palestra na tarde desta terça-feira (18), para diretores, professores e coordenadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), no campus de Teixeira de Freitas. O objetivo foi tranquilizar e conscientizar os educadores sobre as fake News, que ultimamente têm viralizado nas redes sociais, com informações falsas sobre atentados às escolas da cidade.

O tenente-coronel defendeu que é preciso trabalhar na comunidade estudantil a consciência de que o amor deve superar o ódio e que não se deve dar amplitude às fake News, porque elas, segundo ele, causam medo aos alunos, aos pais dos alunos e aos profissionais da educação.

“O que se pretende com essas ações mancomunadas, disseminando informações falsas nas redes sociais, é desestabilizar as escolas e a própria segurança pública”, explicou o oficial superior. “As unidades escolares precisam continuar funcionando normalmente, os próprios servidores e os pais precisam entender isso”, concluiu.

O major Neto reconhece que tudo o que circulou nas redes sociais até agora é inverídico, mas ressaltou que, caso seja necessário, a Polícia Militar está pronta e que a PM tem um protocolo para cada tipo de situação. E acrescentou:

“Intensificamos a presença de nossas guarnições nas unidades de ensino de Teixeira de Freitas, criamos, juntamente com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-07), o Projeto Rede Cidadã, através do qual realizamos palestras educativas nas escolas de prevenção às drogas e estamos, diuturnamente, monitorando as redes sociais e buscando informações diretamente nas unidades de ensino”, esclareceu, acrescentando que um homem de 34 anos foi preso na semana passada por divulgar mensagens falsas.

Os professores interagiram com os palestrantes, tiraram dúvidas e pediram orientações sobre situações diversas, que acontecem durante as atividades escolares. O diretor João Botton agradeceu o tenente-coronel Honorato e o major Neto pelas instruções.

No final, o tenente-coronel, que é músico, tocou e cantou “A paz”, de Gilberto Gil e João Donato. Apesar do paradoxo sempre recorrente na obra de Gilberto Gil, nos versos “que contradição, só a guerra faz / nosso amor em paz”, foi possível entender o reconforto e a esperança em todos os presentes na palestra, depois das orientações dos policiais militares.

 

 

Por: Vida Diária/ ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.