:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Caravelas: No dia 15 de junho, quinta-feira, a Secretaria de Turismo e Cultura de Caravelas, realizou na Câmara de Vereadores a reunião para a escuta pública da Lei Paulo Gustavo e foi palco de intensos debates e colaboração entre mestres e fazedores de cultura.

O encontro reuniu uma diversidade de participantes, incluindo mestres de escola de samba, representantes religiosos, grupos afro-brasileiros, comunidades quilombolas, músicos, pintores, artistas plásticos, clubes de cinema, produtores de audiovisual e muitos outros envolvidos no cenário cultural.

O objetivo central do evento foi a construção de um plano de ação que será encaminhado ao Ministério da Cultura. A intenção é possibilitar a discussão de estratégias eficientes e alinhadas com as necessidades regionais, a fim de aprimorar qualitativamente o destino do benefício que a lei disponibiliza.
Ao abrir o evento para o público, os organizadores buscaram promover um espaço democrático e inclusivo para que todos os interessados pudessem contribuir com ideias, experiências e sugestões. A presença de mestres de escola de samba, representantes religiosos e grupos afro-brasileiros ressalta a importância de uma ampla representatividade e diversidade na construção das políticas culturais.

Além de tudo isso, a presença e participação dos fazedores de cultura na construção do plano de ação, resulta em uma percepção muito clara do quantitativo de grupos culturais que são ativos e produzem cultura diariamente no município de Caravelas e talvez, sem a participação deles, o plano de ação não se adequaria perfeitamente com uma cidade tão ativa e de produções culturais tão variadas. Com o entrosamento altruísta de diversos mestres e fazedores de cultura, essa iniciativa destaca a importância da colaboração e da escuta atenta para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas. Ao reunir vozes de diferentes segmentos da sociedade, a expectativa é que o plano de ação elaborado reflita as necessidades reais da comunidade cultural e impulsione a criação e promoção de projetos enriquecedores.


O envio do plano de ação ao Ministério da Cultura representa um passo significativo na implementação da Lei Paulo Gustavo, que tem o potencial de impulsionar e fortalecer a cultura em todas as suas manifestações. A participação ativa dos mestres e fazedores de cultura nessa discussão também mostra o compromisso e a união em prol do desenvolvimento cultural do país, buscando ampliar oportunidades e valorizar a diversidade cultural brasileira.

Mediante a aprovação pelo MinC do plano construído neste dia 15/06 (quinta-feira), os projetos foram apresentados/direcionados para o município de Caravelas e passarão pela banca avaliadora, que terá como base para avaliação, os editais disponibilizados também pelo MinC.
O trabalho da secretaria de Turismo e Cultura do município de Caravelas, visa contemplar as melhores estratégias para a perpetuação e engrandecimento da cultura regional, por isso, a escuta pública é uma atitude que além traçar um plano de ação coerente com a realidade do município, promove um entrosamento saudável com os grupos, entidades e indivíduos do meio cultural.

 


Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.