:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 06 de janeiro: Nesta semana, eu, a podóloga Raiane Cerqueira abordarei o tema Onicocriptose, patologia mais conhecida como “Unha Encravada”. Na área da podologia, é a patologia mais comum dentre os atendimentos, e, desta forma, milhares de pessoas precisam se informar sobre a mesma, pois pode gerar uma série de riscos para a saúde dos pés e em geral.

A Onicocriptose ocorre em razão das lâminas ungueais ser envolvida pelos tecidos epiteliais ao seu redor, ou seja, o canto ou lado de uma unha cresce introduzida na carne, podendo causar lesões, inflamações e, até mesmo, infecções. As causas mais comuns ao acontecimento seriam: cortes incorretos, sapatos fechados, traumas, aumento da espessura da lâmina e outros.

A patologia ocorre com mais frequência entre o público jovem, adolescentes e adultos. Pacientes na faixa dos 50 anos também apresentam casos dessa patologia. Os sintomas mais frequentes são: dor na ponta dos dedos, inchaço, vermelhidão e acúmulo de pus.

Nesse caso, o procedimento para tratamento é bem invasivo: fazemos a retirada da espícula (pequena projeção de osso que pode se formar nas articulações, tendões ou músculos), trabalhamos com a limpeza no local, fazemos o curativo para o tecido cicatrizar, após 5 a 7 dias, fazemos o uso da fibra molecular, a qual chamamos de órtese. Essa fibra foi criada para fazer a tração, abertura da lâmina, assim, ela será corrigida ao crescer. Aconselhamos ao nosso paciente e damos uma orientação prévia em casa, falamos para o mesmo ter cuidado com os cortes, a lâmina sempre precisa ser cortada em linha reta, deixando do tamanho do alox e nunca arredondando os cantos da unha, e não usar calçados fechados. Em caso de obesidade, procure a perder peso de forma bem saudável.

Mais informações, acesse @raianepodologa (Instagram) ou entre em contato através do (73) 99838-9764. Fique por dentro de tudo, pois a saúde dos seus pés precisa dessa atenção!

 

Por: Vida Diária

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.