:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá amigos, tudo bem?

Esta semana nossa coluna vai abordar um tema usado diariamente nas discussões sobre política, principalmente nas redes sociais, o que é esquerda e direita na política?

A esquerda e direita fazem parte de uma base ideológica que defendem visões de mundo opostas, tanto no campo político quanto no campo do comportamento, vamos iniciar pela origem deste conceito. Esse conceito de esquerda e direita surgiu durante as assembleias francesas do século XVIII (18) que foram responsáveis por criar a nova constituição francesa, como os ricos não queriam se misturar aos pobres e as camadas menos prestigiadas, se sentavam do lado direito da câmara onde eram realizadas as assembleias, enquanto as camadas populares, trabalhadoras se sentavam ao lado esquerdo daí a origem do conceito, esquerda e direita.

A direita até os dias de hoje no mundo todo representa um campo liberal na economia e conservador no comportamento, ou seja, a economia liberal é aquela que visa a menor intervenção do estado na economia, defende as privatizações e os estado mínimo, por isso a direita é contra os programas sociais e das leis trabalhistas por exemplo. Já no comportamento defende uma visão mais conservadora, ou seja, que não haja mudanças na sociedade em relação ao papel da mulher, na orientação sexual bem como na hierarquia social divida pelas classes e defende também a garantia da liberdade individual.

Já a esquerda é defensora do modelo econômico social que é oposto ao liberal e consiste em um estado mais forte que regule as relações econômicas, afim de proteger os trabalhadores e quem não possui riquezas, através de políticas sociais, como leis trabalhistas, programas de distribuição de renda, educação e saúde pública entre outros meios que assegurem que os mais pobres sejam incluídos na sociedade, enquanto no campo do comportamento é mais liberal, ou seja, defende as liberdades religiosas, de orientações sexuais, emancipação das mulheres entre outros.

A sociedade é bem mais complexa do que apenas a visão de esquerda e direita e com o passar do tempo esses termos foram ampliando e se adaptando de um lugar para outro, porém essa foi à origem da base de pensamento dos campos ideológicos esquerda e direita.

 

Por: Flávio Campos Barbosa

 

 

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.