:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Ruas enfeitadas, fogos de artificio, fogueiras, forró e muita comida típica compõem o “menu” de festejos na segunda quinzena do mês de junho todos os anos. O mês de junho é marcado por festas tradicionais no Brasil. São João e São Pedro são as festas juninas comemoradas nesta época pela Igreja Católica em todo o país. Escolas, igrejas e mesmo moradores se reúnem para este tradicional festejo, regado a muita comida e bebidas tradicionais.

Bolo de milho, tapioca, amendoim cozido, paçoca, canjica, cocadas, milho cozido, mungunzá, pamonha, espetinhos, caldos quentes, empanadas, arroz doce, quentão e licores estão presentes nas mesas de casas e nas quermesses ao redor do Brasil.

Mas podemos harmonizar tais comidas com vinhos? De fato, não é uma combinação muito fácil de se fazer, mas sim, é possível. Vejamos então o que podemos fazer com estes pratos.

 

Pratos salgados - (caldos, espetinhos, tapioca salgada, empanadas) - Podemos fazer harmonizações com vinhos tintos com estes pratos. Para caldos, use um vinho tinto de corpo médio. Prefira vinhos das uvas Merlot ou Pinot Noir. Para espetinhos de carne e empanadas, use vinhos de Cabernet Sauvignon ou mesmo Malbec. É importante que sejam mais frutados e com boa acidez para diminuir a sensação de gordura em boca.

Pratos Doces - Canjicas, bolos ou mesmo cocadas poderão ser combinadas com vinhos Late Harvest (colheita tardia). Estes vinhos costumam apresentar aromas de fruta e mel, harmonizando com estes pratos. É importante lembrarmos que nas harmonizações com doces, a doçura do vinho deverá ser igual ou maior que a sobremesa.

 

O arroz doce pode ser harmonizado com um vinho espumante ou um Jerez espanhol. Já a paçoca poderá ser harmonizada com um vinho do Porto Tawny. Um ótimo vinho, com teor alcoólico mais elevado, que poderá aquecer as noites frias de inverno.

Uma ótima pedida para essa época é fazer um quentão de vinho tinto. Não sabe como fazer? Acesse o link do site Tintos & Tantos e aprenda a fazer essa deliciosa receita: http://www.tintosetantos.com/index.php/cozinhando/539-vinho-quente-especial

Uma outra receita muito interessante é o quentão de vinho tinto ou branco. Acesse o link abaixo e aprenda: https://www.tudogostoso.com.br/receita/24169-quentao-de-vinho.html

O mais importante é que você não tenha medo de ousar e fazer diferentes harmonizações entre os mais variados alimentos disponíveis nestas festas. O que mais conta é que você possa ter prazer na hora de experimentar. Então, se arrisque nas combinações e boas festas juninas.

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR/WSET1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.